"Tristão e Isolda", de Carl Dahlhaus: Um breve comentário e uma tradução

Autores/as

  • Sidnei de Oliveira Universidade de Franca, Franca, SP

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179378633922

Palabras clave:

Wagner, Leitmotiv, Drama, Handlung, Harmonia

Resumen

Desde a estreia da ópera Tristão e Isolda, em 10 de Junho de 1865, muitos historiadores, musicólogos e críticos musicais escreveram inúmeros artigos e livros sobre o drama wagneriano. Devido à grande importância musical e composicional que Wagner atribuiu à referida ópera, a discussão estética e filosófica ganhou grande repercussão. Dahlhaus, no artigo “Tristão e Isolda”, discorreu sobre a filosofia, a música, o drama e a Handlung (ação) wagneriana. Logo, é possível observar no texto a consideração que muitos têm em relação a um dos principais dramas de Wagner. A partir dessa importância, teço um breve comentário sobre o texto de Dahlhaus, aproximando sua análise da filosofia de Schopenhauer e, em seguida, apresento a tradução do artigo.

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Biografía del autor/a

Sidnei de Oliveira, Universidade de Franca, Franca, SP

Doutorando em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), bolsista FAPESP e Bolsista Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE) pela Universidade de Leipzig.

Citas

DAHLHAUS, Carl; EGGEBRECHT, Hans Heinrich. Que é a música? Trad. Arthur

Mourão. Edições Texto & Grafia LTDA, 2009.

DAHLHAUS, Carl. Richard Wagners Musikdramen. Stuttgart: Reclam, 2011.

SCHOPENHAEUR, Arthur. Die Welt als Wille und Vorstelung II. In: Sämtliche Werke. Band II. Arbeitsgemeinschaft. Stuttgart/Frankfurt am Main: Cotta – Insel, 1960

Publicado

2014-12-01

Cómo citar

Oliveira, S. de. (2014). "Tristão e Isolda", de Carl Dahlhaus: Um breve comentário e uma tradução. Voluntas: International Journal of Philosophy, 5(2), 34–51. https://doi.org/10.5902/2179378633922