Há uma antecipação da vontade schopenhaueriana na metafísica de Leibniz?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179378690671

Palavras-chave:

Metafísica, Forma substancial, Vontade

Resumo

Nos Fragmentos sobre a História da Filosofia, Schopenhauer afirma que a tese de Gottfried W. Leibniz, segundo a qual matéria e espírito compartilham um mesmo princípio, pode ser vista como um "pressentimento" de sua própria metafísica. O ponto de convergência entre essas duas filosofias residiria na noção de forma substancial, que sugere que o funcionamento da matéria não se limita às leis mecânicas ou químicas, mas deve ser compreendido à luz da metafísica. Neste artigo, proponho explorar os sentidos da afirmação de Schopenhauer, analisando os conceitos leibnizianos de forma substancial, força, harmonia preestabelecida, expressão e mônada. A intenção é evidenciar possíveis paralelos entre esses conceitos e a metafísica da natureza de Schopenhauer, que entende o mundo material como a objetivação da Vontade. Sugiro que o conceito leibniziano de força, central para compreender a forma substancial, abre espaço para um diálogo com a metafísica schopenhaueriana porque aponta para uma atividade metafísica primordial que, embora se exprima na ordem física e possa ser matematizada pelas ciências, não é de natureza física. De maneira análoga, em Schopenhauer, o mundo material é compreendido à luz da metafísica da Vontade e a matéria é o palco que torna perceptível os seus diferentes graus de objetivação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Cardoso Silveira, Universidade de São Paulo

Mestranda pelo departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo (DF-USP)

Referências

Brandão, E. A concepção de matéria na obra de Schopenhauer. São Paulo: Humanitas, 2008.

Cacciola, M. L. Schopenhauer e a Questão do Dogmatismo. São Paulo: Edusp, 1994.

Descartes, R. As paixões da alma. 2ª ed. Introdução de Gilles-Gaston Granger, prefácio e notas de Gérard Lebrun, tradução de J. Guinsburg e Bento Prado Júnior. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

Descartes, R. Meditações Concernentes À Primeira Filosofia Nas Quais a Existência de Deus e a Distinção do Real Entre Alma e o Corpo do Homem são Demonstradas. 2ª ed. Introdução de Gilles-Gaston Granger. Prefácio e notas de Gérard Lebrun. Tradução de J. Guinsburg e Bento Prado Júnior. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

Descartes, R. Princípios da filosofia. 3ª ed. Tradução de João Gama. Lisboa: Edições 70, 1997.

Leibniz, G. W. Discours de métaphysique et correspondance avec Arnauld. 2ème éd. Introduction, texte et commentaire par Georges le Roy. Paris: Vrin, 1966.

Leibniz, G. W. Discurso de metafísica e outros textos. Tradução de Marilena Chauí e Alexandre da Cruz Bonilha. Apresentação e notas de Tessa Moura Lacerda. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

Leibniz, G. W. God. Guil. Leibnitii. Opera Philosophica quae exstant latina gallica germanica omnia. Edição e introdução de Johann Eduard Erdmann. Berlin: Eichler, 1840. Disponível em: https://archive.org/details/godguilleibniti00erdmgoog/page/n8/mode/2up

Leibniz, G. W. Sistema novo da natureza e da comunicação das substâncias e outros textos. 7ª ed. Tradução e apresentação de Edgar Marques. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.

Schopenhauer, A. De la volonté dans la nature. 2ème éd. Traduction avec introduction et notes par Édouard Sans. Paris: Presses Universitaires de France, 1996 (N).

Schopenhauer, A. Fragmentos sobre a história da filosofia; precedido de Esboço de uma História da doutrina do ideal e do real. Tradução de Karina Jannini. Prefácio de Jair Barboza. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2007 (P I).

Schopenhauer, A. O mundo como Vontade e como representação, Tomo I. Tradução, apresentação, notas e índices de Jair Barboza. São Paulo: Unesp, 2005 (W I).

Schopenhauer, A. O mundo como Vontade e como representação, segundo tomo: Suplementos aos quatro livros do primeiro tomo. Tomo II. 2ª ed. Tradução, apresentação, notas e índices de Jair Barboza. São Paulo: Unesp, 2015 (W II).

Schopenhauer, A. Sämtliche Werke. Ed. Wolfgang Frhr. von Löhneysen, Frankfurt: Suhrkamp Verlag, 1986, 5 vols (SW).

Downloads

Publicado

2025-04-28

Como Citar

Silveira, B. C. (2025). Há uma antecipação da vontade schopenhaueriana na metafísica de Leibniz?. Voluntas: Revista Internacional De Filosofia, 16(1), e90671. https://doi.org/10.5902/2179378690671

Edição

Seção

Estudos Schopenhauerianos (Fluxo Contínuo)