Pressupostos para o não-saber: do niilismo ao desfazimento do eu e a vacuidade em Nishitani

Autores

  • Eder Soares Santos Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR
  • Symon Pereira de Morais Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179378637936

Palavras-chave:

Não-saber, Nishitani, Niilismo, Eu, Vacuidade

Resumo

Pretende-se mostrar, a partir do pensamento de Keiji Nishitani, os pressupostos para a discussão sobre o “vazio-saber” e que passa pela questão do niilismo e da vacuidade em sua filosofia. O problema do niilismo em Nishitani, diferente da perspectiva adotada pelos filósofos ocidentais, não está ligada a ideia de que o Eu frente ao Nada perde seus fundamentos e sua existência, deixando de ter sentido. Pelo contrário, é no encontro com o Nada que o homem pode descobrir e entrar em contato com sua verdadeira essência, uma vez que, é nesse encontro que sua existência se revela. Isso só seria possível caso o Eu realizasse um processo de auto abertura, um salto para dentro da Vacuidade (Sunyata), para que aí sua verdadeira face se revele e ele possa encontrar seu verdadeiro ser. Pretende-se desenvolver esses desdobramentos ao longo do artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eder Soares Santos, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR

Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas com estágio na Universitat Freiburg.

Professor na Universidade Estadual de Londrina.

Symon Pereira de Morais, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR

Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual de Londrina.

Referências

GIACOIA Jr., Oswaldo. Sortilégios da individuação: cooriginação dependente e vacuidade. Uma reflexão a partir de Nãgãrjuna e Nishida. In: Neto, Florentino. Antonio.; Giacoia Junior, Oswaldo (org.). A Escola de Kyoto e suas fontes orientais. Campinas, SP: Phi, 2017.

HEISIG, James W. Philosophers of Nothingness. Honolulu: University of Hawai’I Press, 2001.

LOPARIC, Zeljko (org). A escola de Kyoto e o perigo da técnica. São Paulo: DWW editorial, 2009.

NETO, Antônio Florentino. GIACÓIA Jr, Oswaldo (Orgs). O nada absoluto e a superação do niilismo: Os fundamentos filosóficos da Escola de Kyoto. Campinas, SP: Editora PHI, 2013.

NISHITANI, Keiji. On Buddhism. Translated by Seisaku Yamamoto; Translation and introduction by Robert E. Carter; State University of New York Press, Albany, 2006.

NISHITANI, Keiji. La religión y la nada. Tradução Raquel Bouso García. Madrid, Espanha: Siruela, 1999.

NISHITANI, Keiji. The Self-Overcoming of Nihilism. Translation and introduction by Graham Parkes; State University of New York Press, Albany, 1990b.

MICHELAZZO, José Carlos. Ser e Sunyata: Os caminhos ocidental e oriental para ultrapassagem do caráter objetificante do pensamento. In: LOPARIC, Zeljko (org). A escola de Kyoto e o perigo da técnica. São Paulo: DWW editorial, 2009. (Pág.95-97)

VOLPI, Franco. O Niilismo. Tradução Aldo Vannucchi. São Paulo: Edições Loyola, 1999.

Downloads

Publicado

2019-09-04

Como Citar

Santos, E. S., & Morais, S. P. de. (2019). Pressupostos para o não-saber: do niilismo ao desfazimento do eu e a vacuidade em Nishitani. Voluntas: Revista Internacional De Filosofia, 10(2), 49–62. https://doi.org/10.5902/2179378637936