Pressupostos para o não-saber: do niilismo ao desfazimento do eu e a vacuidade em Nishitani
DOI :
https://doi.org/10.5902/2179378637936Mots-clés :
Não-saber, Nishitani, Niilismo, Eu, VacuidadeRésumé
Pretende-se mostrar, a partir do pensamento de Keiji Nishitani, os pressupostos para a discussão sobre o “vazio-saber” e que passa pela questão do niilismo e da vacuidade em sua filosofia. O problema do niilismo em Nishitani, diferente da perspectiva adotada pelos filósofos ocidentais, não está ligada a ideia de que o Eu frente ao Nada perde seus fundamentos e sua existência, deixando de ter sentido. Pelo contrário, é no encontro com o Nada que o homem pode descobrir e entrar em contato com sua verdadeira essência, uma vez que, é nesse encontro que sua existência se revela. Isso só seria possível caso o Eu realizasse um processo de auto abertura, um salto para dentro da Vacuidade (Sunyata), para que aí sua verdadeira face se revele e ele possa encontrar seu verdadeiro ser. Pretende-se desenvolver esses desdobramentos ao longo do artigo.
Téléchargements
Références
GIACOIA Jr., Oswaldo. Sortilégios da individuação: cooriginação dependente e vacuidade. Uma reflexão a partir de Nãgãrjuna e Nishida. In: Neto, Florentino. Antonio.; Giacoia Junior, Oswaldo (org.). A Escola de Kyoto e suas fontes orientais. Campinas, SP: Phi, 2017.
HEISIG, James W. Philosophers of Nothingness. Honolulu: University of Hawai’I Press, 2001.
LOPARIC, Zeljko (org). A escola de Kyoto e o perigo da técnica. São Paulo: DWW editorial, 2009.
NETO, Antônio Florentino. GIACÓIA Jr, Oswaldo (Orgs). O nada absoluto e a superação do niilismo: Os fundamentos filosóficos da Escola de Kyoto. Campinas, SP: Editora PHI, 2013.
NISHITANI, Keiji. On Buddhism. Translated by Seisaku Yamamoto; Translation and introduction by Robert E. Carter; State University of New York Press, Albany, 2006.
NISHITANI, Keiji. La religión y la nada. Tradução Raquel Bouso García. Madrid, Espanha: Siruela, 1999.
NISHITANI, Keiji. The Self-Overcoming of Nihilism. Translation and introduction by Graham Parkes; State University of New York Press, Albany, 1990b.
MICHELAZZO, José Carlos. Ser e Sunyata: Os caminhos ocidental e oriental para ultrapassagem do caráter objetificante do pensamento. In: LOPARIC, Zeljko (org). A escola de Kyoto e o perigo da técnica. São Paulo: DWW editorial, 2009. (Pág.95-97)
VOLPI, Franco. O Niilismo. Tradução Aldo Vannucchi. São Paulo: Edições Loyola, 1999.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 2019
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
A Voluntas é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).