O papel do corpo no pensamento ético de Schopenhauer

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179378636652

Palavras-chave:

Corpo, Ética, Vontade

Resumo

O presente artigo tem por objetivo demonstrar a participação fundamental do corpo na ética de Schopenhauer. Tomando-se como ponto de partida o mundo como representação, o corpo é a objetidade da Vontade, seu modo mais imediato de se manifestar no mundo. Mas, por outro lado, analisando-se o mundo na perspectiva da Vontade, o corpo é a própria Vontade, experienciada e vivida por meio dos próprios motivos que regem esse objeto desejante. Ao postular a Vontade, una e imperecível, como fundo último da realidade, como faz Schopenhauer, não há como desconsiderar o corpo e o sofrimento humano. E isso não é sem consequências para a ética. Segundo o filósofo, a mesma não reside em boas intenções e nem na busca de algum bem espiritual ou transcendente, mas existe concretamente nas ações efetivas dos indivíduos, que se dirigem aos outros indivíduos, percebidos antes de tudo, como corpos padecentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marinella Morgana Mendonça, Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

Mestre em Psicologia pela UFMG. Doutora em Filosofia Contemporânea pela UFMG. Coordenadora da Clínica de Psicologia da FEAD-MG. Professora Adjunta do Curso de Graduação em Psicologia da FEAD-MG.

Referências

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Trad. Antônio de Castro Caeiro. São Paulo: Atlas, 2009.

BARBOSA, Melissa. Schopenhauer e o corpo. La Salle, vol. 8, no. 1, p. 31-54, 2003.

DEBONA, Vilmar. Schopenhauer e as formas da razão: o teórico, o prático e o ético-místico. São Paulo: Annablume, 2010.

JANAWAY, Christopher. The Cambridge Companion to Schopenhauer. Cambridge: University Press, 1999.

MARTINS, Eduardo. “Freud e Schopenhauer: os limites de um diálogo sobre a moral”. São Carlos: Centro de Educação em Ciências Humanas. Dissertação de Mestrado em Filosofia. UFSCar, 2006.

MENDONÇA, Marinella Morgana. “As incidências da repetição no corpo, pela via da dor”. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Dissertação de Mestrado em Psicologia. UFMG, 2006.

MENDONÇA, Marinella Morgana. “A dimensão ética do corpo nos pensamentos de Schopenhauer e de Freud”. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Tese de Doutorado em Filosofia. UFMG, 2015.

PALAO, Antonio. La sabiduria budista del vacío. In: URDANIBIA, Javier. (Coord.) Los Antihegelianos: Kierkgaard y Schopenhauer. Barcelona: Anthropos, 1990.

ROCHA, Zeferino. A experiência psicanalítica: seus desafios e vicissitudes, hoje e amanhã. Ágora, Rio de Janeiro, 2008, vol. XI, n.1 Jan/Jun, 101-116.

SCHOPENHAUER, Arthur. Sobre o fundamento da moral. Trad. Maria Lucia Cacciola. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

SCHOPENHAUER, Arthur. O mundo como vontade e como representação. Tomo I. Trad., apresentação, notas e índices Jair Barboza. São Paulo: UNESP, 2005.

SCHOPENHAUER, Arthur. Aforismos para a sabedoria de vida. Trad. Jair Barboza. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

SCHOPENHAUER, Arthur. Sobre la libertad de la voluntad. Trad. Ángel Gabilondo. Madrid: Alianza, 2007.

SCHOPENHAUER, Arthur. Sobre a ética. (Capítulos 8 – 15 de Parerga e Paralipomena de Arthur Schopenhauer). Organização e tradução Flamarion Caldeira Ramos. São Paulo: Hedra, 2012.

SOARES, Daniel Quaresma Figueira. O gênio e o santo na filosofia de Schopenhauer. Revista Voluntas: Estudos sobre Schopenhauer, vol. 2, no.1, pp.83-94, 2011.

SORIA, Ana Carolina Soliva. Freud e o porto da filosofia de Schopenhauer. In: FONSECA, E.R.; MATTOS, F.C.; RAMOS, F.C.; HULSHOF, M.; DEBONA, V. (Org.) Dogmatismo e antidogmatismo: filosofia crítica, vontade e liberdade. Uma homenagem a Maria Lúcia Mello e Oliveira Cacciola. 1ª ed. Curitiba: Editora da UFPR, v.0, p.311-323, 2015.

Downloads

Publicado

2019-04-30

Como Citar

Mendonça, M. M. (2019). O papel do corpo no pensamento ético de Schopenhauer. Voluntas: Revista Internacional De Filosofia, 10(1), 110–123. https://doi.org/10.5902/2179378636652

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.