Filosofar sem metafísica? Dos "Suplementos" aos "Parerga"

Autores

  • Marco Segala Università degli Studi di L'Aquila, Aquila, IT.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179378633552

Palavras-chave:

Metafísica, Suplementos (Tomo II O mundo), Parerga e paralipomena.

Resumo

Uma interpretação disseminada entre os estudiosos afirma que nas obras de maturidade (Suplementos e Parerga) Schopenhauer teria reduzido seu empenho em sustentar o sistema metafísico, tal como exposto em O mundo como vontade e representação, em favor de uma filosofia voltada principalmente à fenomenalidade. Isso resultaria em uma filosofia menos aporética e mais atraente para os leitores não acadêmicos, que, de fato, premiaram com o sucesso a sua obra madura (Parerga e Paralipomena). O presente ensaio procura mostrar que, pelo contrário, o tema metafísico e a abordagem sistemática jamais são diminuídos em Schopenhauer. Não se trata de um filosofar sem metafísica, mas de uma reflexão cada vez mais atenta seja à complexidade do mundo (natural e humano) seja à crescente importância e autonomia do conhecimento científico em relação à investigação filosófica. E justamente o diálogo cada vez mais estreito com as ciências leva Schopenhauer a remodelar o sistema e o discurso metafísicos, em um filosofar inovador em relação à tradição clássica pós-kantiana e ao seu próprio posicionamento de 1819, capaz de atrair inteiras gerações de leitores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Segala, Università degli Studi di L'Aquila, Aquila, IT.

Professor da Università degli Studi di L’Aquila (Itália).

Referências

SCHOPENHAUER, A. O mundo como vontade e como representação. Trad. Jair Barboza. São Paulo: UNESP, 2005.

SCHOPENHAUER, A. O mundo como vontade e como representação. Tomo II. Trad. Jair Barboza. São Paulo, Editora UNESP, 2015.

SCHOPENHAUER, A. Parerga e paralipomena. Tomo secondo. A cura di Mario Carpitella. Milano: Adelphi Edizioni, 2007.

SCHOPENHAUER, A. Der handschriftliche Nachlass in fünf Bänden. Band I. Hrsg. von Arthur Hübscher. München: Deutscher Taschenbuch Verlag, 1985.

Publicado

2018-07-13

Como Citar

Segala, M. (2018). Filosofar sem metafísica? Dos "Suplementos" aos "Parerga". Voluntas: Revista Internacional De Filosofia, 9(1), 109–118. https://doi.org/10.5902/2179378633552