Aprendizagem Vivencial Dentro De Organizações Associativas: O Jogo De Empresa Como Método De Ensino

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2359043227717

Palabras clave:

Aprendizagem vivencial, Jogo de empresa, Ciclo de Aprendizagem Vivencial, Organizações Associativas

Resumen

O jogo de empresa, em organizações associativas, é um objeto pouco explorado, porém apresenta grande potencial. A partir disso, o objetivo geral deste estudo é compreender o processo de ensino e aprendizagem dentro de uma organização, por meio da utilização de jogos de empresa e do Ciclo de Aprendizagem Vivencial (CAV). Para isso, foi realizado um estudo de caso, onde o universo estudado foi a Associação do Conselho de Assistência Múltipla em Pesquisa e Informação Cooperativista – Campic Consultoria Júnior. O estudo, caracteriza-se predominantemente como qualitativo. Para a realização da coleta de dados, foi aplicado um jogo de empresa e dois formulários, sendo um antes da aplicação do jogo e outro após e para a análise dos dados, utilizou-se a técnica do discurso do sujeito coletivo. Como principais resultados, observou-se que houve de fato o aprendizado e acredita-se que a técnica pode ser utilizada para essa finalidade em outras organizações associativas.

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Publicado

2017-08-03 — Actualizado el 2022-05-30

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Cómo citar

Souza, C. O. de, Albino, P. M. B., Mariano, T. H., & Silveira, D. de S. da. (2022). Aprendizagem Vivencial Dentro De Organizações Associativas: O Jogo De Empresa Como Método De Ensino. Revista De Gestão E Organizações Cooperativas, 4(7), 87–98. https://doi.org/10.5902/2359043227717 (Original work published 3 de agosto de 2017)

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