Processo de aprendizagem baseando no ciclo de aprendizagem: uma aplicação à formação cooperativista
DOI:
https://doi.org/10.5902/2359043216293Palavras-chave:
jogos de empresa, ciclo de aprendizagem vivencial, ensino-aprendizagemResumo
O presente trabalho discute os graus de participação a partir da utilização de jogos de empresa e do ciclo de aprendizagem vivencial em cursos de cooperativismo. O curso de cooperativismo foi realizado com dois grupos heterogêneos formados por cooperados e colaboradores das cooperativas COOCAFÉ e SICOOB CREDICAF. Os grupos passaram por 16 horas de formação. Os jogos foram utilizados como ferramenta lúdica para introduzir os assuntos inerentes à formação cooperativista. Os resultados obtidos indicam que os jogos de empresas e o ciclo de aprendizagem vivencial são métodos eficientes quando aplicados juntos e de forma estruturada. A metodologia adotada foi um diferencial do curso, segundo os participantes. Também foi possível identificar uma melhora significativa na organização e na participação do grupo. Esta evolução indica que o processo de ensino-aprendizagem foi efetivo. Neste sentido, foi possível concluir que os participantes construíram um conhecimento, bem como aperfeiçoaram o trabalho em grupo.
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