Análise da Inserção Dos Bacharéis e Tecnólogos Em Cooperativismo No Mercado De Trabalho
DOI:
https://doi.org/10.5902/2359043222443Palavras-chave:
Cooperativismo, Mercado de Trabalho, EgressosResumo
O presente artigo tem como objetivo identificar até que ponto os egressos formados nos cursos de Tecnólogo em Cooperativismo, Administração com Habilitação em Administração de Cooperativas, Gestão de Cooperativas e Cooperativismo da Universidade Federal de Viçosa (UFV) estão adaptados às demandas do mercado de trabalho. Para cumprimento deste objetivo foi utilizado como metodologia o levantamento bibliográfico, documental e a aplicação de um questionário com 44 egressos dos cursos. Os resultados foram submetidos a uma análise, discutidos e constatados com a bibliografia. Apesar da pouca bibliografia encontrada a respeito da atuação destes profissionais, os resultados obtidos nesta pesquisa indicam o quão hábil a formação do curso oferecido pela Universidade Federal de Viçosa tem sido valorizada no mercado de trabalho. O diploma dos cursos estudados também tem permitido a seus egressos a admissão na carreira acadêmica, fato que indica que o curso oferece um bom conteúdo teórico além da visão prática a respeito da gestão de organizações cooperativas e do terceiro setor. Como considerações finais do trabalho é possível entender que, o conteúdo ministrado no curso é condizente com as exigências do mercado de trabalho, bem como da academia.Downloads
Referências
ANTONIALLI, L. M. Influência da mudança de Gestão nas Estratégias de uma Coopearativa Agropecuária. RAC, v. 4, n. 1, p. 135 – 159, 2000.
BARDAGI, M. et al. Escolha Profissional e Inserção no Mercado de Trabalho: Percepções de Estudantes Formandos. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 10, n. 1, p. 69–82, 2006.
COELHO, F. M. C. A Construção das Profissões Agrárias. [s.l.] Universidade de Brasília, 1999.
Curso de Graduação em Cooperativismo. Hístorico e Importâcia. Disponivel em: <http://www.gco.ufv.br/?page_id=5>. Acessado em: Novembro de 2015.
GONDIM, S. M. G. Perfil profissional e mercado de trabalho: relação com a formação acadêmica pela perspectiva de estudantes universitários. Estudos de Psicologia, v. 7, n. 2, p. 299–309, 2002.
HAGEN, A. M. M. O conceito de profissão: algumas considerações a partir do trabalho policial. [s.l: s.n.].
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica. Disponivel em: <http://downloads.ibge.gov.br/downloads_estatisticas.htm>. Acessado em: Outubro de 2015.
International Co-operative Alliance. History of the co-operative movement. Disponível em: <http://ica.coop/en/whats-co-op/history-co-operative-movement>. Acessado em: Outubro de 2015.
LASSANCE, M. C. P.; GOCKS, A. A formação da identidade profissional em universitários: a questão da prática. Anais do II Simpósio Brasileiro de Orientação Vocacional e Ocupacional, p. 65–70, 1995.
MELO, S. L. DE; BORGES, L. DE O. A Transição da Universidade ao Mercado de Trabalho na Ótica do Jovem. PSICOLOGIA CIÊNCIA E PROFISSÃO, v. 27, n. 3, p. 376–395, 2007.
NERI, M. C. Você no Mercado de Trabalho. Instituto Votorantim, p. 1–148, 2008.
OCB Sescoop. Movimento livre da influêcia do Estado. Disponivel em: <http://www.ocb.org.br/site/cooperativismo/evolucao_no_brasil.asp>. Acessado em: Outubro de 2015.
PANCERI, R. Terceiro setor: a identificação das competências essenciais dos gestores de uma organização sem fins lucrativos. [s.l.] Universidade Federal de Santa Catarina, 2001.
SANTOS, A.C.L. dos, Cooperativismo: entre os princípios teóricos e o desenvolvimento viável, um estudo de caso. 1998. 90 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza. 1998.
SILVA, T. T. DA. Identidades terminais: as transformações na política da pedagogia e na pedagogia da política. 4. ed. [s.l.] Vozes, 1996.
TEIXEIRA, M. A. P. A EXPERIÊNCIA DE TRANSIÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E O MERCADO DE TRABALHO NA ADULTEZ JOVEM. [s.l.] Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2002.
VELOSO, E. F. R. et al. Gestão de carreiras e crescimento profissional. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 12, n. 1, p. 61–72, 2011.
ZYLBERSZTAJN, D. Organização de cooperativas: desafios e tendências. Revista de Administração, v. 29, n. 3, p. 23 – 32, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).