Aplicação do método Servqual em uma cooperativa de saúde: uma análise da qualidade em serviços

Auteurs-es

  • Deoclécio Junior Cardoso da Silva Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Julia Tontini Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Michel Barboza Malheiros Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Edio Polacinski Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Leoni Pentiado Godoy Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI :

https://doi.org/10.5902/2359043244240

Mots-clés :

gestão de cooperativas, cooperativa de serviços médicos, qualidade em serviços

Résumé

O setor de serviços possui papel significativo na economia brasileira, sendo responsável por cerca de 73% do PIB nacional (IBGE, 2017). Nesse contexto, a qualidade dos serviços tem sido difundida, em virtude de ser imprescindível que as empresas prestadoras de serviços proporcionem a seus clientes qualidade ideal, suprindo suas necessidades. Partindo dessa premissa, este estudo objetivou analisar a qualidade dos serviços em uma cooperativa de saúde localizada no extremo Sul do Brasil. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quantitativa e exploratória, com a aplicação de um questionário. Quanto à análise dos dados utilizou-se a escala SERVQUAL, para mensurar a qualidade dos serviços. Sendo assim, os resultados obtidos com o SERVQUAL demonstraram que todas as dimensões da qualidade estavam fora do ideal, sendo necessário gerar melhorias por parte da cooperativa.

Téléchargements

Bibliographies de l'auteur-e

Deoclécio Junior Cardoso da Silva, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Doutorando em Administração(PPGA/UFSM), Mestre em Engenharia de Produção (PPGEP/UFSM). Bacharel em Administração(URI/Santo Ângelo). Aluno do Programa especial de Graduação de Formação de Professores Para A Educação Profissional na Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente atua como professor substituto no Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul.

Julia Tontini, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Mestranda em Administração na Universidade Federal de Santa Maria na linha de Tecnologia da Informação e Decisão e participante do grupo de pesquisa Tecnologias da Informação e Decisão do PPGA/UFSM. É graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria - Campus Palmeira das Missões (2019).

Michel Barboza Malheiros, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria - campus Palmeira das Missões. Técnico em Contabilidade pelo Colégio Evangélico Panambi. Mestrando em Administração, linha de pesquisa Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional, pelo Programa de Pós-Graduação (PPGA) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Edio Polacinski, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Professor Adjunto e chefe substituto do Departamento de Administração (em período de 2019 e 2020) da UFSM de Palmeira das Missões. Doutor, Mestre e Especialista em Engenharia de Produção. Graduado em Administração e Matemática. Coordenador, Professor e Pesquisador do Curso de Engenharia de Produção (2017) e Professor e Pesquisador dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis da URI-Cerro Largo (2015 a 2017).

Leoni Pentiado Godoy, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Bacharel em Administração (1979), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1982) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1999).

Références

ABU-EL SAMEN, A. A.; AKROUSH, M. N.; ABU-LAIL, B. N. Mobile SERVQUAL: A comparative analysis of customers' and managers' perceptions. International Journal of Quality & Reliability Management, v. 30, n. 4, p. 403-425, 2013. DOI: https://doi.org/10.1108/02656711311308394

AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR. Foco Saúde Suplementar. Rio de Janeiro. 2014. Disponível em: http://www.ans.gov.br/images/stories/Materiais_para_pes.pdf.

AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR - ANS. Caderno de informação saúde suplementar. Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: http://www.ans.gov.br/planos-de-saude-e-operadoras/informa.

AGENDA INSTITUCIONAL DO COOPERATIVISMO. Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2019. 2019.

AGENDA INSTITUCIONAL DO COOPERATIVISMO. SISTEMA OCB - CNCOOP, OCB, SESCOOP. 2015. Disponível em: http://www.goiascooperativo.coop.br/arquivos/downloads/agenda-institucional-do-cooperativismo-2015-1-11129914.pdf.

AHMED, Z. S. M.; SHOEB, Z. H. Measuring service quality of a public university library in Bangladesh using SERVQUAL. Performance Measurement and Metrics, v. 10, n. 1, p. 17-32, 2009. DOI: https://doi.org/10.1108/14678040910949666

AKDERE, M.; TOP, M.; TEKINGÜNDÜZ, S. Examining patient perceptions of service quality in Turkish hospitals: The SERVPERF model. Total quality management & business excellence, v. 31, n. 3-4, p. 342-352, 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/14783363.2018.1427501

ANJOS, E. G. As Singularidades das Cooperativas de Trabalho Autênticas. Revista de Administração e Contabilidade da FAT, v. 1, n. 1, p. 80-91, 2017.

ASSUNÇÃO DE MORAES, T. et al. Qualidade em Serviços e Dispositivos Móveis: Uma Análise a Partir da Aplicação do Modelo Servqual. Revista FSA, v. 14, n. 4, 2017. DOI: https://doi.org/10.12819/2017.14.4.2

BALDWIN, A. E. Service quality in an Australian private dental network. The TQM Journal, v. 26, n. 4, p. 360-367, 2014. DOI: https://doi.org/10.1108/TQM-01-2014-0008

BEBKO, C. P. Service intangibility and its impact on consumer expectations of service quality. Journal of Services Marketing, v. 14, n. 1, p. 9-26, 2000. DOI: https://doi.org/10.1108/08876040010309185

BEZERRA, A. L. R. et al. Aplicação da escala SERVQUAL para a análise da qualidade dos serviços nas academias de musculação dos municípios de Angicos e Macau. 2019.

BRASIL, Casa Civil. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990: Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da união, v. 128, n. 182, 1990.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Evolução do cooperativismo no Brasil. DENACOOP em ação. Brasília, DF, 2006.

CALDEIRA, A. C. G. Avaliação da qualidade dos serviços de saúde através do modelo SERVQUAL. 2019, 85p. Dissertação (Mestrado em Gestão de Serviços e da Tecnologia), Instituto Universitário de Lisboa, Lisboa, 2019.

CANÇADO, A. C.; GONTIJO, M. C. H. Princípios cooperativistas: origem, evolução e influência na legislação brasileira. Encontro de Investigadores Latino-Americano de Cooperativismo, v. 3, 2005.

CARVALHO, M. L. F. et al. Aplicação da ferramenta servqual para a análise da qualidade em serviços e benchmarking: estudo de caso em empresas varejistas. GEPROS: Gestão da Produção, Operações e Sistemas, v. 14, n. 1, p. 22, 2019. DOI: https://doi.org/10.15675/gepros.v14i1.2046

CLARK, W. R.; CLARK, L. A. Measuring functional service quality using SERVQUAL in a high-dependence health service relationship. The health care manager, v. 26, n. 4, p. 306-317, 2007. DOI: https://doi.org/10.1097/01.HCM.0000299248.53441.e9

CORRÊA, H. L.; CAON, M. Gestão de serviços: lucratividade por meio de operações e de satisfação dos clientes. São Paulo: Atlas, 2009.

DAMMAJ, A. et al. Investigating the relationship between knowledge sharing and service quality in private hospitals in Jordan. International Journal of Productivity and Quality Management, v. 17, n. 4, p. 437-455, 2016. DOI: https://doi.org/10.1504/IJPQM.2016.075248

DANIEL, C.; BERINYUY, L. Using the SERVQUAL model to assess service quality and customer satisfaction. Unpublished master’s thesis, Umea School of Business, Sweden, p. 1-78, 2010.

DASANAYAKA, S. W. S. B.; GUNASEKERA, G. S. P.; SARDANA, G. D. Quality of healthcare service delivery in public sector hospitals: a case study based on Western Province in Sri Lanka. World Review of Entrepreneurship, Management and Sustainable Development, v. 8, n. 2, p. 148-164, 2012. DOI: https://doi.org/10.1504/WREMSD.2012.046117

FITZSIMMONS, J. A.; FITZSIMMONS, M. J. Administração de Serviços: Operações, Estratégia e Tecnologia da Informação. AMGH Editora, 2014.

GRÖNROOS, C. A service perspective on business relationships: The value creation, interaction and marketing interface. Industrial marketing management, v. 40, n. 2, p. 240-247, 2011. DOI: https://doi.org/10.1016/j.indmarman.2010.06.036

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Pesquisa Mensal de Serviços PMS. 2020.

AGENDA INSTITUCIONAL DO COOPERATIVISMO. Pesquisa Nacional de Saúde 2013: acesso e utilização dos serviços de saúde, acidentes e violências: Brasil, grandes regiões e unidades da federação. 2015.

AGENDA INSTITUCIONAL DO COOPERATIVISMO. Sistemas de contas Nacionais: Brasil 2015. Rio de Janeiro: IBGE, 2017.

JACQUES, E. R.; GONÇALVES, F. O. Cooperativas de crédito no Brasil: evolução e impacto sobre a renda dos municípios brasileiros. Economia e Sociedade, v. 25, n. 2, p. 489-509, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-3533.2016v25n2art8

JURAN, J. M.; DEFEO, J. A. Fundamentos da Qualidade para Líderes. Bookman Editora, 2015.

LAI, F. et al. An empirical assessment and application of SERVQUAL in mainland China's mobile communications industry. International Journal of Quality & Reliability Management, v. 24, n. 3, p. 244-262, 2007. DOI: https://doi.org/10.1108/02656710710730852

LAS CASAS, A. L., Qualidade total em serviços: conceitos, exercícios, casos práticos. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MCCOLLIN, C. et al., A. SERVQUAL and the process improvement challenge. Quality and reliability engineering international, v. 27, n. 5, p. 705-717, 2011. DOI: https://doi.org/10.1002/qre.1234

MIGUEL, P. A. C. Qualidade: Enfoque e Ferramentas. São Paulo: Artliber, 2001.

OCERGS. Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul. História do Cooperativismo. 2012. Disponível em: www.ocerg.gov.br/cooperativismo/história-do-cooperativismo.

OCERGS. Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul. Lista de cooperativas gaúchas. 2020. Disponível em: http://www.sescooprs.coop.br/cooperativismo/lista-de-cooperativas-gauchas/.

OLIVEIRA, O. J. Gestão da qualidade: tópicos avançados. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.

OLIVEIRA, R. S.; LISBOA, S. J. Do pioneirismo de Rochdale ao cooperativismo/associativismo no

capitalismo–uma análise do controle do estado no espaço agrário brasileiro. Revista da Casa da

Geografia de Sobral (RCGS), v. 14, n. 1, 2012.

PALADINI, E. P.; BRIDI, E. Gestão e avaliação da qualidade em serviços para organizações competitivas: estratégias básicas e o cliente misteriosos. São Paulo: Atlas, 2013.

PARASURAMAN, A. et al. Conceptual model of service quality and its implications for future research. Journal of Marketing, USA, v. 49, n. 4, p. 41- 50, 1985. DOI: https://doi.org/10.1177/002224298504900403

PARASURAMAN, A. et al. Servqual: A multiple-item scale for measuring consumer perc. Journal of retailing, v. 64, n. 1, p. 12, 1988.

PARASURAMAN, A. et al; BERRY, L. L.; ZEITHAML, V. A. An empirical examination of relationships in an extended service quality model. 1990.

POLACINSKI, É. Análise do sistema de gestão da qualidade em organizações militares: um estudo de caso. 2006, 141p. Dissertação (Mestrado em engenharia de produção), Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2006.

PORTAL BRASIL. Novas regras reforçam qualidade no atendimento de planos de saúde. 2016. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/saude/2016/01/novas-regras-reforcam-qualidade-no-atendimento-de-planos-de-saude.

PRAMANIK, A. Patients’ Perception of Service Quality of Health Care Services in India A Comparative Study on Urban and Rural Hospitals. Journal of Health Management, 2016. DOI: https://doi.org/10.1177/0972063416637695

REIS, V. P. Gestão em saúde. Revista Portuguesa de Saúde Pública, v. 22, n. 1, p. 7-17, 2014.

RODRIGUES, A. C. M. Qualidade e Serviços e Satisfação do Consumidor: Aspectos Conceituais Distintivos. In: ENAMPAD, Anais... Salvador, BA, Brasil, 2000.

ROTILI, L. B. et al. Escala SERVQUAL: análise da qualidade dos serviços prestados aos associados de uma cooperativa de crédito. In: XXIV Seminário de Iniciação Científica, Anais...Ijuí, 2016.

SALES, J E. Cooperativismo: Origens e Evolução. Revista Brasileira de Gestão e Engenharia RBGE, n. 1, p. 23-34, 2010.

SOUTO, C. M. R.; CORREIA-NETO, J. Qualidade de Serviços: uma análise comparativa entre SERVQUAL e SERVPERF. Journal of Perspectives in Management, v. 1, n. 1, p. 63-73, 2017. DOI: https://doi.org/10.51359/2594-8040.2017.231693

STEFANO, N. M.; GODOY, L. P. Analisando a percepção dos clientes e gerentes de uma organização prestadora de serviços. Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, v. 1, n. 2, p. 119-135, 2010. DOI: https://doi.org/10.13084/2175-8018.v01n02a07

STRAWDERMAN, L.; KOUBEK, R. Quality and usability in a student health clinic. International Journal of Health Care Quality Assurance, v.19, n.3, p. 225-236, 2006. DOI: https://doi.org/10.1108/09526860610661446

SUN, J. Y. Welfare consequences of access to health insurance for rural households: Evidence from the New Cooperative Medical Scheme in China. Health Economics, v. 29, n. 3, p. 337-352, 2019. DOI: https://doi.org/10.1002/hec.3985

SVENSSON, G. Interactive service quality in service encounters: empirical illustration and models. Managing Service Quality: An International Journal, v. 14, n. 4, p. 278-287, 2004. DOI: https://doi.org/10.1108/09604520410546815

YOUSAPRONPAIBOON, K.; C. JOHNSON, W. Measuring hospital out-patient service quality in Thailand. Leadership in health services, v. 26, n. 4, p. 338-355, 2013. DOI: https://doi.org/10.1108/LHS-07-2012-0023

WECKENMANN, A.; AKKASOGLU, G.; WERNER, T. Quality management–history and trends. The TQM Journal, v. 27, n. 3, p. 281-293, 2015. DOI: https://doi.org/10.1108/TQM-11-2013-0125

Téléchargements

Publié-e

2021-06-14

Comment citer

Silva, D. J. C. da, Tontini, J., Malheiros, M. B., Polacinski, E., & Godoy, L. P. (2021). Aplicação do método Servqual em uma cooperativa de saúde: uma análise da qualidade em serviços. Revista De Gestão E Organizações Cooperativas, 8(16), O1–28. https://doi.org/10.5902/2359043244240

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles similaires

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.