Aplicação do método Servqual em uma cooperativa de saúde: uma análise da qualidade em serviços

Autores

  • Deoclécio Junior Cardoso da Silva Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Julia Tontini Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Michel Barboza Malheiros Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Edio Polacinski Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Leoni Pentiado Godoy Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2359043244240

Palavras-chave:

gestão de cooperativas, cooperativa de serviços médicos, qualidade em serviços

Resumo

O setor de serviços possui papel significativo na economia brasileira, sendo responsável por cerca de 73% do PIB nacional (IBGE, 2017). Nesse contexto, a qualidade dos serviços tem sido difundida, em virtude de ser imprescindível que as empresas prestadoras de serviços proporcionem a seus clientes qualidade ideal, suprindo suas necessidades. Partindo dessa premissa, este estudo objetivou analisar a qualidade dos serviços em uma cooperativa de saúde localizada no extremo Sul do Brasil. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quantitativa e exploratória, com a aplicação de um questionário. Quanto à análise dos dados utilizou-se a escala SERVQUAL, para mensurar a qualidade dos serviços. Sendo assim, os resultados obtidos com o SERVQUAL demonstraram que todas as dimensões da qualidade estavam fora do ideal, sendo necessário gerar melhorias por parte da cooperativa.

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Biografia do Autor

Deoclécio Junior Cardoso da Silva, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Doutorando em Administração(PPGA/UFSM), Mestre em Engenharia de Produção (PPGEP/UFSM). Bacharel em Administração(URI/Santo Ângelo). Aluno do Programa especial de Graduação de Formação de Professores Para A Educação Profissional na Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente atua como professor substituto no Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul.

Julia Tontini, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Mestranda em Administração na Universidade Federal de Santa Maria na linha de Tecnologia da Informação e Decisão e participante do grupo de pesquisa Tecnologias da Informação e Decisão do PPGA/UFSM. É graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria - Campus Palmeira das Missões (2019).

Michel Barboza Malheiros, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria - campus Palmeira das Missões. Técnico em Contabilidade pelo Colégio Evangélico Panambi. Mestrando em Administração, linha de pesquisa Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional, pelo Programa de Pós-Graduação (PPGA) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Edio Polacinski, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Professor Adjunto e chefe substituto do Departamento de Administração (em período de 2019 e 2020) da UFSM de Palmeira das Missões. Doutor, Mestre e Especialista em Engenharia de Produção. Graduado em Administração e Matemática. Coordenador, Professor e Pesquisador do Curso de Engenharia de Produção (2017) e Professor e Pesquisador dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis da URI-Cerro Largo (2015 a 2017).

Leoni Pentiado Godoy, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Bacharel em Administração (1979), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1982) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1999).

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Publicado

2021-06-14

Como Citar

Silva, D. J. C. da, Tontini, J., Malheiros, M. B., Polacinski, E., & Godoy, L. P. (2021). Aplicação do método Servqual em uma cooperativa de saúde: uma análise da qualidade em serviços. Revista De Gestão E Organizações Cooperativas, 8(16), O1–28. https://doi.org/10.5902/2359043244240

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