Ensino do Direito e o poder simbólico das profissões jurídicas: pontos e contrapontos sobre caminhos que os estudantes de Direito pretendem seguir após a graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1981369448243

Palavras-chave:

Poder simbólico, Ensino do direito, Cursos de direito, Concurso público, Perfil do graduando

Resumo

A crise do ensino do Direito e a finalidade dos graduandos ao final do curso jurídico são fenômenos que necessitam de maiores atenções. Com a utilização do método indutivo e norte teórico em Pierre Bourdieu, foi realizada pesquisa de campo e chegou-se à conclusão que aproximadamente um terço dos graduandos entrevistados pretende unicamente prestar concurso público ao final do curso de Direito, não direcionado para uma profissão jurídica apenas. Compreende-se que há o exercício do poder simbólico por um modo arbitrário de inculcação sobre os estudantes, legitimadas pelas classes dominantes (corpo docente, mercado de trabalho e cursinhos preparatórios para concursos), que transmitem seu arbitrário cultural como o ideal a ser reproduzido.

Artigo apresentado ao Grupo de Pesquisa “Direito, Sociedade e Cultura”, do Programa de Pós-Graduação em Direitos e Garantias Fundamentais da Faculdade de Direito de Vitória (PPGD-FDV).

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Biografia do Autor

Vitor Gonçalves Machado, Faculdade de Direito de Vitória

Doutorando em Direitos e Garantias Fundamentais (Faculdade de Direito de Vitória - FDV, Vitória/ES)

Mestre em Direito Processual (Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Vitória/ES).

Pós-Graduado em Direito do Estado e em Ciências Criminais (Universidade Anhanguera/Uniderp).

Membro do Grupo de Pesquisa "Hermenêutica Jurídica e Jurisdição Constitucional" (FDV, Vitória/ES).

Advogado.

André Filipe Pereira Reid dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Sociólogo.

Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos e Garantias Fundamentais da Faculdade de Direito de Vitória/ES (FDV).

Líder do Grupo de Pesquisa “Direito, Sociedade e Cultura” (FDV, Vitória/ES).

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Publicado

21-08-2025

Como Citar

Machado, V. G., & Santos, A. F. P. R. dos. (2025). Ensino do Direito e o poder simbólico das profissões jurídicas: pontos e contrapontos sobre caminhos que os estudantes de Direito pretendem seguir após a graduação. Revista Eletrônica Do Curso De Direito Da UFSM, 20, e48243. https://doi.org/10.5902/1981369448243

Edição

Seção

Artigos científicos