ENSINO JURÍDICO E AS NOVAS TECNOLOGIAS: O QUE ESPERA OS FUTUROS PROFISSIONAIS DO DIREITO?

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1981369440152

Parole chiave:

Big data, blockchain, ensino jurídico, inteligência artificial, novas tecnologias

Abstract

As novas diretrizes curriculares da graduação em Direito exigem que os cursos capacitem o graduando para compreender o impacto das novas tecnologias na área jurídica. Indagando que “novas tecnologias” seriam essas cuja influência no Direito torna o seu aprendizado crucial e como se dá a interação entre elas e o mundo jurídico, o artigo busca descrever o blockchain, a inteligência artificial e o big data, e examinar suas atuais e potenciais aplicações com influência direta em temas jurídicos e no trabalho dos profissionais do Direito, bem como a importância que esses profissionais dão ao tema e o nível de acesso a treinamentos que possuem. A pesquisa é bibliográfica e documental. O estudo tem caráter descritivo e exploratório, por meio de abordagem qualitativa de natureza teórica. Constatou-se que as tecnologias estudadas já influenciam o trabalho jurídico e sua importância tende a aumentar. O uso das novas ferramentas exigirá visão crítica dos profissionais e o seu ensino nas faculdades é essencial, principalmente para os autônomos.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Monica Mota Tassigny, Universidade de Fortaleza

Doutora em Sócio-Economie du Développement – École des Hautes Études en Sciences Sociales e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professora da Universidade de Fortaleza, titular do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade de Fortaleza.

Victor Sampaio Gondim, Universidade de Fortaleza

Mestre em Direito Constitucional (2021) pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Especialista (LL.M.) em Direito Empresarial (2014) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ), com distinção honorífica (Aluno Destaque). Graduado em Direito (2011) pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com distinção acadêmica (Magna Cum Laude). Advogado, membro da Comissão de Direito da Tecnologia da Informação da OAB-CE e membro do grupo de pesquisa JET - Justiça em Transformação, Democracia e Direitos Humanos.

##submission.downloads##

Pubblicato

2021-08-11

Come citare

Tassigny, M. M., & Gondim, V. S. (2021). ENSINO JURÍDICO E AS NOVAS TECNOLOGIAS: O QUE ESPERA OS FUTUROS PROFISSIONAIS DO DIREITO?. Revista Eletrônica Do Curso De Direito Da UFSM, 15(3), e40152. https://doi.org/10.5902/1981369440152

Fascicolo

Sezione

Artigos científicos