O ENSINO JURÍDICO BRASILEIRO E A FORMAÇÃO DO “MEDALHÃO” MACHADIANO: EM BUSCA DE ALTERNATIVAS À LUZ DA PROFANAÇÃO AGAMBENIANA E DA CARNAVALIZAÇÃO WARATIANA

Autori

  • Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; UNIJUÍ - Universidade Regional do Nororeste do Estado do Rio Grande do Sul.
  • Joice Graciela Nielsson UNIJUÍ - Universidade Regional do Nororeste do Estado do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1981369419596

Parole chiave:

Brasil, Ensino jurídico, Estrutura social, Medalhão, Profanação

Abstract

O saber jurídico das elites brasileiras– representado no texto pelo “medalhão” de Machado de Assis – representa um capital simbólico que (re)produz uma organização social que cria espaços privilegiados de poder para alguns e controla e invisibiliza outros, impondo poder por meio do saber. Para tanto, o ensino jurídico sempre se voltou à “sacralização” de conceitos e institutos, implicando o afastamento de uma compreensão emancipatória do fenômeno jurídico, abordado de forma asséptica e dogmática, separando os “iniciados” na ciência do direito dos “não iniciados”. Nesse sentido, esta pesquisa – realizada a partir do método da carnavalização – objetiva discutir, a partir da ideia de profanação cunhada pelo filósofo italiano Giorgio Agamben, a possibilidade de um “novo uso” do ensino jurídico, capaz de subverter, pela via da resistência e da carnavalização waratiana, o modelo tradicional da sacralidade, rompendo o nexo historicamente estabelecido entre saber e poder.

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Biografie autore

Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth, UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; UNIJUÍ - Universidade Regional do Nororeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Doutor em Direito Público (UNISINOS). Professor do Mestrado em Direitos Humanos da UNIJUÍ - Universidade Regional do Nororeste do Estado do Rio Grande do Sul e do Curso de Graduação em Direito da UNISINOS.

Joice Graciela Nielsson, UNIJUÍ - Universidade Regional do Nororeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutora em Direito Público pela UNISINOS. Professora do Curso de Graduação em Direito da UNIJUÍ - Universidade Regional do Nororeste do Estado do Rio Grande do Sul.

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Pubblicato

2016-06-28

Come citare

Wermuth, M. Ângelo D., & Nielsson, J. G. (2016). O ENSINO JURÍDICO BRASILEIRO E A FORMAÇÃO DO “MEDALHÃO” MACHADIANO: EM BUSCA DE ALTERNATIVAS À LUZ DA PROFANAÇÃO AGAMBENIANA E DA CARNAVALIZAÇÃO WARATIANA. Revista Eletrônica Do Curso De Direito Da UFSM, 11(1), 1–23. https://doi.org/10.5902/1981369419596

Fascicolo

Sezione

Artigos científicos