A PROPRIEDADE INTELECTUAL NA ERA DA INFORMAÇÃO: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA ACERCA DOS DIREITOS DO AUTOR E A SUA (IN)ADEQUAÇÃO À ATUAL SOCIEDADE EM REDE.

Autores/as

  • Marina de Bem Casanova Universidade Federal de Santa Maria
  • Maurício Arpini Quintana Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/198136948840

Resumen

Em meio ao século XV, Johannes Gutenberg inventava a prensa móvel e, com ela, a possibilidade de que fossem realizadas incontáveis réplicas das obras. Surgia, assim, a necessidade de uma maior proteção dos direitos do autor, não por mera questão de vanglória, mas, também, pela justeza na extração de valor econômico do trabalho. Posteriormente, em 1969, com a invenção da primeira rede de computadores, a possibilidade de replicação de obras foi catapultada para um nível até então inimaginável. Não obstante tudo isso, a legislação autoral, essencialmente internacional, não apresentou grandes mudanças ao longo dos anos. Dessa forma, este artigo pretende demonstrar, por meio de um método hipotético-dedutivo, a parcial obsolescência do tratamento legal despendido aos direitos autorais, uma vez que o rigor excessivo na proteção do autor termina gerando dificuldades não só ao acesso à cultura, mas também à própria criação e desenvolvimento de novas ideias.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marina de Bem Casanova, Universidade Federal de Santa Maria

Estudante do curso de direito.

Maurício Arpini Quintana, Universidade Federal de Santa Maria

Estudante do curso de direito.

Publicado

2013-07-30

Cómo citar

Casanova, M. de B., & Quintana, M. A. (2013). A PROPRIEDADE INTELECTUAL NA ERA DA INFORMAÇÃO: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA ACERCA DOS DIREITOS DO AUTOR E A SUA (IN)ADEQUAÇÃO À ATUAL SOCIEDADE EM REDE. Revista Eletrônica Do Curso De Direito Da UFSM, 8(1), 74–90. https://doi.org/10.5902/198136948840

Número

Sección

Artigos científicos