POLÍTICAS PÚBLICAS DE GÉNERO EN LA EDUCACIÓN: UN ANÁLISIS PARA EL DESARROLLO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1981369431721

Palabras clave:

Educación, Estudio de Género, Género, Políticas públicas.

Resumen

Tradução do resumo para o espanhol. El estudio que se presenta busca demostrar que las políticas públicas de género en la educación son jurídicamente, social y políticamente necesarias. La metodología utilizada es la lógica-deductiva, con el enfoque en la bibliografía especializada para mapeamiento y comprensión del tema. Para ello, se estudió cómo se estructuran las políticas públicas en la educación y su relación con las minorías sociales. Más a delante, se adentró específicamente las Políticas Públicas de Género en la educación demostrando las iniciativas ya existentes y las críticas. Por último, se defiende la inclusión del estudio de género en la educación como medio para una sociedad justa e igualitaria. Se analizó diversos planes nacionales de desarrollo social. Se defiende que es plenamente posible, aceptable y deseable la ejecución de una educación que tenga como objetivo la discusión del género como identidad, violencia y discriminación, y, con el objetivo, principalmente la transversalidad de una sociedad preocupada por los reales males vivenciados hoy: las cuestiones de género, etnia, raza, clase y deficiencias.

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Biografía del autor/a

Miriam Olivia Knopik Ferraz, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR.

Doutoranda em Direito pela PUCPR (bolsista PROSUP). Mestre pela PUCPR. Especialista em Direito Constitucional pela ABDCONST. Pós-graduanda Legal Tech: Direito, Inovação e Start Ups pela PUC Minas. Editora Adjunta da Revista da ABDCONST. Membro Núcleo de Estudos de Pesquisas em Tributação, Complexidade e Desenvolvimento e do Grupo de pesquisa Análise Econômica do Direito da PUCPR. Membro da Comissão de Igualdade Racial e da Verdade da Escravidão Negra da OABPR. Desenvolve pesquisa na área de Direito Constitucional e Direito ao/do Trabalho 

Nicolas Addor, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR.

Professor do Curso de Direito, Administração e Ciências Contábeis do Centro Universitário de Araucária e do cursinho preparatório do Concurseiro.com. Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) com bolsa de estudos da PROCUC/CAPES. Cursa Especialização em Direito da Tecnologia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Especialista em Direito Constitucional pela Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst). Bacharel em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Participou do programa de iniciação científica da UCDB de 2013 até 2017 como bolsista (Bolsa UCDB e CNPq) e atualmente é colaborador do Grupo de Pesquisa Patrimônio Cultural, Direito e Diversidade (UCDB). Participou do programa de intercâmbio TOP China 2016 promovido pela Santander Universidades como representante discente. Advogado. Fala português, inglês, francês e espanhol. Tem experiência na área de Desenvolvimento Científico, Direito Público e Direito e Tecnologia.

José Osório Nascimento Neto, Centro Universitário Autônomo do Brasil, UniBrasil.

Advogado. Pós-doutorado em Direito Político e Econômico pela Universidade MACKENZIE, sob supervisão da Professora Dra. e Livre-docente Irene Patrícia Nohara. Doutor e Mestre em Direito Econômico e Social pela PUC Paraná, com estágio de doutoramento na Universidad Carlos III de Madrid - UC3M (bolsista CAPES/PDSE). Especialista em Direito Contemporâneo com ênfase em Direito Público, pela Universidade Candido Mendes do Rio de Janeiro - UCAM/RJ. Graduado em Direito pela PUCPR. Realizou atualização de EaD Docência: Metodologia do Ensino Superior e Metodologia de Pesquisa Científica, pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro - FGV/RJ. Professor de Teoria da Constituição e Direito Administrativo do Centro Universitário UNIBRASIL. Professor da ESTÁCIO Curitiba, onde Coordena a Iniciação Científica. Professor convidado da Pós-graduação em Direito Administrativo da Universidade POSITIVO. Professor convidado da Escola da Magistratura Federal do Paraná - ESMAFE. Líder do Grupo de Pesquisa "Direito e Políticas Públicas" do UniBrasil. Membro do Núcleo de Pesquisas em Políticas Públicas e Desenvolvimento Humano - NUPED da PUCPR. Membro da Associação Ítalo-brasileira de Professores de Direito Administrativo e Direito Constitucional - AIBDAC. Parecerista da Revista Brasileira de Políticas Públicas (A1), Revista de Direito Brasileira (A1), Revista Veredas do Direito (A1) e Revista do Direito (A2). Tem atividade de extensão e orienta: iniciação científica, monitoria e monografias. Atua e desenvolve pesquisas sobre: Instituições democráticas, regulação estatal e políticas públicas; Governança, escolhas públicas e processos decisórios; Administração Pública, infraestrutura e desenvolvimento; Educação jurídica e metodologia da pesquisa em Direito. Contato: osorio.nascimento@gmail.com

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Publicado

2019-10-09

Cómo citar

Ferraz, M. O. K., Addor, N., & Nascimento Neto, J. O. (2019). POLÍTICAS PÚBLICAS DE GÉNERO EN LA EDUCACIÓN: UN ANÁLISIS PARA EL DESARROLLO. Revista Eletrônica Do Curso De Direito Da UFSM, 14(3), e31721. https://doi.org/10.5902/1981369431721

Número

Sección

Artigos científicos