A FIGURA DO BLOCO DE CONVENCIONALIDADE NAS DECISÕES PROFERIDAS PELA CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS

Autores/as

  • Vinicius de Almeida Gonçalves Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN)

DOI:

https://doi.org/10.5902/1981369410793

Resumen

O presente artigo tem como objetivo realizar um estudo sobre a figura jurídica do bloco de convencionalidade, parâmetro para o controle de jurisdicional de convencionalidade, existente em decisões proferidas pela Corte Interamericana de Direitos Humanos. Para tanto, utilizou-se, para este artigo, uma revisão bibliográfica, tanto nacional como latino-americano, além de uma análise de jurisprudências, em especial, da Corte de Interamericana de Direitos Humanos que originaram o objeto de estudo. Com a análise desta figura jurídica se demonstrará a importância de desenvolver mais o pensamento da aplicação do bloco de convencionalidade para uma melhor efetivação de garantias e proteção aos direitos humanos em um sistema interamericano.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vinicius de Almeida Gonçalves, Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN)

Advogado. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN) e pós graduando em Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Publicado

2013-12-31

Cómo citar

Gonçalves, V. de A. (2013). A FIGURA DO BLOCO DE CONVENCIONALIDADE NAS DECISÕES PROFERIDAS PELA CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS. Revista Eletrônica Do Curso De Direito Da UFSM, 8(2), 398–425. https://doi.org/10.5902/1981369410793

Número

Sección

Artigos científicos