RELAÇÕES DE CONSUMO, CIBERCULTURA E SUSTENTABILIDADE: o despertar de um “novo” consumidor
DOI:
https://doi.org/10.5902/198136948264Abstract
O objetivo deste artigo é relacionar as relações consumeiristas que ocorrem via internet a um paradigma relativamente novo de consumo: o consumo sustentável. Atualmente, e em virtude dos vários instrumentos que a internet oferece, os conceitos de fornecedor e consumidor usuais e descritos na legislação específica tornaram-se ultrapassados. Na rede, há ferramentas facilitadoras que tornam a relação de consumo “transeconômica”, isto é, alguns consumidores não estão mais adquirindo produtos e serviços com fins de acumulação, como é tipicamente faziam, e sim, usam a internet para trocar ou comprar produtos ou mesmo serviços que estão sendo oferecidos por outros (fornecedores, mas também consumidores) e que, grande parte das vezes – no caso dos produtos -, são usados. Isso faz com que bens que já existem circulem e não fiquem acumulados-refugados no ambiente. É o despertar de uma cultura consumeirista-sutentável.
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