O CONSTITUCIONALISMO SOB O VIÉS DA PÓS-MODERNIDADE

Autores

  • Francisco Pizzette Nunes ESUCRI/UFSC
  • José Isaac Pilati PPGD/UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5902/1981369424065

Palavras-chave:

Constitucionalismo, Garantismo, Modernidade, Neoconstitucionalismo, Pós-Modernidade Jurídica.

Resumo

O artigo parte metodologicamente dos conceitos de paradigma, modernidade e de transição paradigmática à pós-modernidade; e com base nesse aporte procura confrontar neoconstitucionalismo e garantismo como propostas de superação do positivismo, contrapondo a ambas as teorias e ao constitucionalismo da modernidade em geral, uma nova perspectiva, pela via do resgate do coletivo, ou seja, por uma teoria pós-moderna do Direito; teoria inspirada na experiência romana de república com democracia direta, a qual parte da dimensão participativa da soberania, relativamente aos bens coletivos e à autocomposição dos conflitos coletivos. Conclui-se que a vertente do constitucionalismo da modernidade não tem solução para enfrentar adequadamente a complexidade dos conflitos pós-modernos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Pizzette Nunes, ESUCRI/UFSC

Mestre em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGD/UFSC) na área de Direito, Estado e Sociedade. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGD/UFSC). Pesquisador do Grupo de Estudos em Latim e Fontes de Direito Romano: Ius Dicere. Professor e Coordenador do Curso de Graduação em Direito da Escola Superior de Criciúma (ESUCRI). Atua, principalmente, nas seguintes temáticas: Direito à Saúde, Saúde Suplementar, Direitos Humanos, Pluralismo Jurídico, Direito Constitucional, Direito Romano, Direito e Pós-Modernidade, Sociologia Jurídica, Fraternidade e Alteridade, Direito e América Latina, Interdisciplinaridade, Metodologia do Trabalho Monográfico.

José Isaac Pilati, PPGD/UFSC

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (1973), Mestre (1989) e Doutor (1995) em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina, credenciado junto ao Programa de Pós-Graduação em Direito da UFSC. Leciona direito das coisas e direito romano; na Pós-Graduação, pesquisa e leciona direito sanitário (Mestrado), e tutelas coletivas (no Curso de Doutorado). Envida esforços para resgatar o estudo das fontes romanas , realizando traduções e introduzindo o estudo do latim no Curso de Direito da UFSC, coordenando o Grupo Ius Dicere, que reúne pesquisadores de graduação e pós-graduação. Integra a Comissão Científica da Revista Interpretatio Prudentium da Universidade de Lisboa. Possui experiência de advocacia (desde 1974) e serviço público estadual (Secretaria da Saúde e Departamento de Saúde Pública de Santa Catarina 1980-1990). Foi Juiz do TRE/SC na classe jurista de 2005 a 2007. Agraciado com a comenda da Ordem do Mérito Judiciário em 2007 pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina; homenageado pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina em 2013 como um dos fundadores da Corte Catarinense de Mediação e Arbitragem; distinguido com a medalha João Davi Ferreira Lima, em 2014, pela Câmara Municipal de Florianópolis. Presidiu a Academia Desterrense de Letras (Cad. 23), de Florianópolis e a Academia de Letras de Palhoça (Cad. n. 9), a Fundação José Arthur Boiteux, é Vice-Presidente da Academia Catarinense de Letras Jurídicas - ACALEJ, ocupando a Cadeira 02, que tem por Patrono José Arthur Boiteux, e pertence à Diretoria do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina. É membro da Academia Catarinense de Filosofia, da Academia Sul Brasileira de Letras (Cad. n. 39) e da Instância da Poesia Crioula. No Programa de Pós-Graduação em Direito da UFSC trabalha: no Mestrado, na área de concentração Direito, Estado, Sociedade, com a linha de pesquisa: Conhecimento Crítico, Historicidade Subjetividade, Multiculturalismo; no Doutorado com as seguintes linhas de pesquisa: Conhecimento Crítico, Historicidade Subjetividade, Multiculturalismo; e Sociedade, Controle Social e Sistema de Justiça. Últimas publicações, livros: "Audiência Pública na Justiça do Trabalho", em 2015 pela Lumen Juris; "Digesto de Justiniano livro segundo - jurisdição", traduzido diretamente do Latim, em 2013, Edufsc. Ocupa-se no momento da tradução do Livro III da compilação de Justiniano: De Postulando. Ocupa o cargo de Vice-Diretor do Centro de Ciências Jurídicas. Coordenador Científico do XII Congresso Direito UFSC.

Referências

ALEXY, Robert. On the Structure of Legal Principles. Ratio Juris. V. 13. n. 03. Set. 2000, p. 294-304.

BAUMAN, Zygmunt. O Mal-Estar da Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

BITTAR, Eduardo Carlos Bianca. O Direito na Pós-Modernidade e Reflexões Frankfurtianas. 2.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.

CADEMARTORI, Luiz Henrique Urquhart; PINHEIRO, Denise. Liberdade de Expressão no Contexto do Neoconstitucionalismo e Garantismo: uma reflexão crítica. In: Pasold, Cesar Luiz (Org.). Reflexões sobre Teoria da Constituição e Estado. Florianópolis: Insular, 2013.

FERRAJOLI, Luigi. Constitucionalismo Principialista y Constitucionalismo Garantista. Doxa: cuadernos de filosofia del derecho. n. 34, 2011 p. 15-53.

FERRAJOLI, Luigi; MANERO, Juan Ruiz. Dos Modelos de Constitucionalismo: uma conversación. Madrid: Trotta, 2012.

HARVEY, David. Condição Pós-Moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Loyola 2012.

HERRERA FLORES, Joaquín. A (Re)Invenção dos Direitos Humanos. Florianópolis: Boiteux, 2009.

KUHN, Thomas S. A Estrutura das Revoluções Científicas. 10.ed. São Paulo: Perspectiva, 2011.

MORIN, Edgar. O método. Tradução de Juremir Machado da Silva. Porto Alegre: Sulina, 1998, v.4.

PILATI, José Isaac. Audiência Pública na Justiça do Trabalho. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2015.

PILATI, José Isaac. Introdução ao Pensamento Complexo. 4.ed. Porto Alegre: Sulina, 2011.

Downloads

Publicado

19-04-2017

Como Citar

Nunes, F. P., & Pilati, J. I. (2017). O CONSTITUCIONALISMO SOB O VIÉS DA PÓS-MODERNIDADE. Revista Eletrônica Do Curso De Direito Da UFSM, 12(1), 181–197. https://doi.org/10.5902/1981369424065

Edição

Seção

Artigos científicos