A arte e os blocos de sensações: as experimentações e a criação não representativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734866243

Palavras-chave:

Infâncias, Ensino de arte, Bloco de sensações.

Resumo

Este texto é parte de uma pesquisa de mestrado que se configura com experimentações artísticas e rodas de conversas com alunos, professoras e professores da rede pública municipal de Porto Velho, Rondônia. Tem como objetivo principal discutir como se articula o ensino de arte nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para essa conversa, são convidados autores das filosofias da diferença pelas obras de Deleuze (1981), Deleuze e Guattari (2010) e Lins (2008, 2012), que atravessam a todo o momento, compondo com as experimentações artísticas que se movimentam, navegam e transbordam em pensamentos reverberantes, se despindo dos métodos e possibilitando outros modos de fazer pesquisa. Assim, o processo de criação se mostrou potente quando realizado coletivamente, sem direcionamentos e movimentos pré-definidos. Apresentaram-nos um cotidiano escolar permeado por acontecimentos, fugas das regras e aprisionamentos que estratificam a potência da arte, fugindo às tentativas de controle e se compondo com os blocos de sensações no processo de criação artística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaís Thaianara Oliveira da Costa, Universidade Federal de Rondônia/UNIR

Possui graduação em Artes, pedagogia e mestrado pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Atualmente é professora de Arte na educação básica no Governo do estado de Rondônia e membro do grupo de pesquisa DIPSA - Diferença e Processos de Subjetivação na Amazônia.

Rafael Christofoletti, Universidade Federal de Rondônia

Possui graduação em Psicologia, Ciências Econômicas, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).  Atualmente é Professor do Departamento de Ciências da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar Profissional (PPGEEProf) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e líder do grupo de pesquisa DIPSA - Diferença e Processos de Subjetivação na Amazônia.

Referências

DELEUZE, Gilles Diferença e Repetição. Tradução de Luiz Orlandi, Roberto Machado – 1º Ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018. 417p.

DELEUZE, Gilles. Francis Bacon: Logique de la sensation. Paris: La vue Le texte, Édition de La différence. 1981.

DELEUZE, Gilles. O que é a filosofia? Ed. 3. Editora 34 – São Paulo, 2010. 271p.

DELEUZE, Gilles. GUATTARI, Félix. Kafka: por uma literatura menor. Belo Horizonte: Autêntica Editora. 1977. Ed. 2017.

DELEUZE, Gilles. GUATTARI, Félix. Mil platôs: Capitalismo e esquizofrenia 2. Vol 1. Editora 34. 1995 ed. 2011.

LINS, Daniel. Deleuze, surfista da imanência. In GIL, José. Nietzsche Deleuze. Jogo E Música. Editora Forense Universitária; Fortaleza, CE Fundação de Cultura, Esporte e Turismo. 2008. Cap. 1, p. 53-75.

LINS, Daniel. Estética como Acontecimento. In Conexões: Deleuze e Arte e Ciência e Acontecimento e.../ Susana Oliveira Dias, Davina Marques e Antônia Carlos Amorim (Orgs). Petrópolis, RJ: De Petrus; Brasília, DF. 2012. Cap. 1, p. 17-48.

Downloads

Publicado

2022-04-26

Como Citar

Costa, T. T. O. da ., & Christofoletti, R. (2022). A arte e os blocos de sensações: as experimentações e a criação não representativa. Revista Digital Do LAV, 15, e1/01–24. https://doi.org/10.5902/1983734866243