Arte na formação inicial docente para a pequena infância: uma análise a partir dos cursos de Pedagogia de duas universidades públicas brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734865562

Palavras-chave:

Arte, formação docente, pedagogia, currículo, pequena infância.

Resumo

Este artigo se propôs analisar a matriz curricular de dois cursos de Pedagogia de universidades públicas, bem como as ementas das disciplinas de arte com o intuito de verificar o espaço dessa área do conhecimento na formação inicial de educadores/as da infância. A investigação se desenvolveu mediante revisão de literatura, pesquisa documental e narrativa de estudantes referente às suas vivências com arte nos cursos de Pedagogia. Os resultados indicam que os cursos analisados precisam ampliar o espaço dedicado à arte na formação inicial docente para a pequena infância, considerando a necessidade de uma formação que contemple conhecimentos do campo da Educação Infantil aliados à experiência artística e cultural. Conclui-se que há um longo caminho a ser percorrido na elaboração de propostas curriculares comprometidas com a capacidade crítica e criadora do ser humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleriston Izidro dos Anjos, Universidade Federal de Alagoas Centro de Educação

Professor Adjunto do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (CEDU/UFAL/Brasil) e Membro do Corpo Docente do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Universidade Katyavala Bwila (Angola). Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Doutorado em Educação pelo Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas e Pós-Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil, Formação de Professores, Linguagens Expressivas e Culturas Infantis. Coordenador do GEPPECI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis (CNPq/CEDU/UFAL), Membro Colaborador Doutorado do Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho (CIEC/UMinho/Portugal) no grupo "Contextos, quotidianos e bem estar da criança". Integrante da Frente Nordeste Criança (Representação Alagoas) e da Rede Infâncias Negras.

Ana Paula Cordeiro, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Filosofia e Ciências

Possui Graduação em Pedagogia, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". É professora assistente doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, FFC- UNESP- Marília. É docente do Departamento de Didática (atuando no Curso de Pedagogia) e da Pós-Graduação no Mestrado Profissional em Sociologia-Profsocio, na FFC. Tem experiência na área de Educação e atua nos seguintes temas: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Sociologia da Infância, Arte e o lúdico na educação de crianças de 0 a 10 anos, Teatro e educação (jogos dramáticos e teatrais na Educação Infantil e nos primeiros cinco anos do Ensino Fundamental, direção teatral, criação teatral coletiva, oficinas de jogos teatrais e processos de criação teatral na terceira idade). É vice-coordenadora do Curso de Pedagogia da FFC-Unesp, Marília. É membro do Grupo de Pesquisa "GP FORME" e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis (Geppeci-UFAL), cadastrados no CNPQ, atuando principalmente nas linhas de pesquisa "Educação Infantil e Formação de Professores" e "Formação de docentes para a pequena infância". Coordena o Projeto "LUDIBUS", vinculado à PROEX - UNESP e ao Núcleo de Ensino de Marília e o Projeto "Oficinas de Teatro da UNATI (Universidade Aberta à 3ª Idade)-UNESP de Marília", vinculados à PROEX. Atuou como coordenadora junto ao PIBID- Pedagogia- Educação Infantil a partir de 2014 a 2018.

Luciana Aparecida de Araújo, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Filosofia e Ciências

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Fez Pós-doutorado pela Fundação Carlos Chagas. É professora Assistente Doutor da Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp/ Marilia, atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Pesquisa. Atua principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, pesquisa pedagógica, pesquisa na formação e prática docente, alfabetização científica e pesquisa com crianças. É Líder do Grupo de Estudos em Pesquisa Pedagógica e Cultura Científica (GEPECC) e pesquisadora do GEPPECI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis, do(a) Universidade Federal de Alagoas, todos cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq.

Referências

ANJOS, C. I.; MILLER, S. Universidade e escola em parceria: uma proposta de projeto para o desenvolvimento do estágio supervisionado destinado à formação do professor de educação infantil. Ensino Em Re-Vista. V.21, N.2, (jul./dez. 2014). Disponível: http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/28016. Acesso em: 30 de abr. 2021.

ANJOS, C. I. Estágio na licenciatura em Pedagogia: 3. Arte na Educação Infantil. Rio de Janeiro: Vozes / Maceió: Edufal, 2012.

ANJOS, C. I.; FERREIRA, R. M. S. Formação de docentes para a educação infantil: considerações a partir de um levantamento bibliográfico (2013-2017). revistamultidisciplinar.com, Volume 1 (2), 2019. p. 53-64. Disponível: https://doi.org/10.23882/MJ1920. Acesso em: 30 de abr. 2021.

ARSLAN, L. M.; IAVELBERG, R. Ensino de arte. São Paulo: Thomson Learning, 2006.

BENJAMIN, W. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo: Summus, 1984.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Congresso Nacional. Brasília, DF, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 13 jul. 2018.

BRASIL. Lei Federal n. 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases e dá outras providências. Diário oficial da União, Brasília. DF, 12 ago. 1971. Disponível em: http:www010.dataprev.gov.br/sislex/paginas/42/1971/5692.htm. Acesso e: 15 abr.2011.

BRASIL. Lei Federal nº 9.394/1996. Lei de Diretrizes e Bases Nacionais (LDB). Brasília,DF, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 13 jul. 2018.

BRASIL. Lei n. 7.044, de 18 de Outubro de 1982. Altera dispositivos da Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971, referentes a profissionalização do ensino de 2º grau. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1980-1987/lei-7044-18-outubro-1982-357120-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 30 abr.2021.

BRASIL. Lei nº 4024 de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4024.htm. Acesso em: 13 jun.2013.

BRASIL. Lei nº 5.540, DE 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5540.htm. Acesso em: 9 jun. 2013.

BRASIL. Parecer CNE/CP 009/2001. Ministério da Educação. Diretrizes para a formação inicial de professores da Educação Básica. Brasília, DF, MEC, 2002. Disponível em:http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002179.pdf. Acesso em: 13 jul. 2018.

BRASIL. Parecer do Conselho Nacional de Educação nº 5/2005, de 13 de dezembro de 2005, reexaminado pelo parecer nº 3/2006, de 21 de fevereiro de 2006. Diretrizes curriculares nacionais para o curso de pedagogia. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 11 abr. 2006a.

BRASIL. Resolução CNE 001/2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília, DF, MEC, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/res1_2.pdf. Acesso em: 13 jul. 2018.

BRASIL. Resolução do Conselho Nacional de Educação nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em pedagogia, licenciatura. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 16 mai. 2006b – Seção I – p.11.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Ministério da Educação. Referenciais para a Formação de Professores. Brasília, DF, 1999. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002179.pdf. Acesso em: 13 jul. 2018.

Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte. Secretaria da Educação Fundamental – Brasília: MEC, 1997.

CANCLINI, N. G. A socialização da arte: teoria e prática na América Latina. São Paulo: Cultrix, 1984, p. 207.

CANDA, C. N.; BATISTA, C. M. P. Qual o lugar da arte no currículo escolar? Rev. Cient. /FAP, Curitiba, v. 4, n. 2, p. 107-119, jul./dez. 2009.

COLI, J. O que é arte. São Paulo: Brasiliense, 1984.

CORSARO, W. Sociologia da Infância. Porto Alegre: Artmed, 2011.

COUTINHO, R. G. A formação de professores de arte. In: BARBOSA, Ana Mãe (org.). Inquietações e mudanças no ensino de arte. São Paulo: Cortez, 2002. p. 153-159.

EDWARDS, C. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emília na educação da primeira infância. Trad. Dayse Batista. Porto Alegre: Artmed, 1999.

FISHER, E. A necessidade da Arte. Rio de Janeiro: Zahar, 1971.

GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. de Sá. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.

GONDIM J. P.; FERNANDES, A. M. D. Interrogações sobre políticas de formação e ensino de arte nos currículos dos cursos de Pedagogia. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 3, p. 497-512, set./dez.2011.

GUBA. E. G.; LINCOLN; Y. S. Effective Evaluation. San Francisco, Ca: Jossey-Bass, 1981.

LAZZARIN, L. F. Problematizações sobre o ensino de Artes Visuais e a Educação Musical. Revista Digital do LAV – Laboratório de Artes Visuais – Revid LAV., v.2, p. 01-17, 2009.

LIMA, T. C. S.; MIOTO, R. C. T. Procedimentos metodológicos na produção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Rev. Katál. Florianópolis v. 10 n. esp. p. 37-45 2007.

LUDKE; ANDRÉ. Pesquisa e formação docente. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 125, maio/ago. 2005.

MALAGUZZI, L. Ao contrário, as cem existem. In: EDWARDS, Carolyn, GANDINI, Lella, FORMAN, George. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na Educação da Primeira Infância. Porto Alegre: Artmed, 1999.

MARTINS, M. C.; PICOSQUE, G.; GUERRA, M. T. Didática do Ensino da Arte: A Língua do Mundo- poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998, p. 41.

PENITENTE, L. A. A Pesquisa Pedagógica nos cursos de licenciatura em Pedagogia: aspectos do trabalho desenvolvido pelos professores. 345f. Relatório final de pesquisa (Pós-Doutorado) - Fundação Carlos Chagas, São Paulo, 2013.

UFAL. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Pedagogia. Maceió, 2006. Disponível: https://ufal.br/estudante/graduacao/projetos-pedagogicos/campus-maceio/ppc-pedagogia-licenciatura.pdf/view. Acesso: 30 de abr. 2021.

UNESP. Plano de Ensino da disciplina de Metodologia e prática do trabalho pedagógico: arte e movimento. Marília.2019.

UNESP. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Pedagogia. Marília. 2006. Disponível: http://www.marilia.unesp.br/Home/Graduacao/Pedagogia/projeto_pedagogico.pdf. Acesso em: 2 ago. 2012.

UNESP. Projeto Político-Pedagógico Do Curso de Pedagogia. Marília. 2020. Disponível em:https://www.marilia.unesp.br/Home/Graduacao/Pedagogia/ppp-pedagogia-ffc-atualizado.pdf. Acesso em: 25 de abr.2021.

Downloads

Publicado

2021-08-30

Como Citar

Anjos, C. I. dos, Cordeiro, A. P., & de Araújo, L. A. (2021). Arte na formação inicial docente para a pequena infância: uma análise a partir dos cursos de Pedagogia de duas universidades públicas brasileiras. Revista Digital Do LAV, 14(2), 109–138. https://doi.org/10.5902/1983734865562