Arte na formação inicial docente para a pequena infância: uma análise a partir dos cursos de Pedagogia de duas universidades públicas brasileiras

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1983734865562

Mots-clés :

Arte, formação docente, pedagogia, currículo, pequena infância.

Résumé

Este artigo se propôs analisar a matriz curricular de dois cursos de Pedagogia de universidades públicas, bem como as ementas das disciplinas de arte com o intuito de verificar o espaço dessa área do conhecimento na formação inicial de educadores/as da infância. A investigação se desenvolveu mediante revisão de literatura, pesquisa documental e narrativa de estudantes referente às suas vivências com arte nos cursos de Pedagogia. Os resultados indicam que os cursos analisados precisam ampliar o espaço dedicado à arte na formação inicial docente para a pequena infância, considerando a necessidade de uma formação que contemple conhecimentos do campo da Educação Infantil aliados à experiência artística e cultural. Conclui-se que há um longo caminho a ser percorrido na elaboração de propostas curriculares comprometidas com a capacidade crítica e criadora do ser humano.

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Cleriston Izidro dos Anjos, Universidade Federal de Alagoas Centro de Educação

Professor Adjunto do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (CEDU/UFAL/Brasil) e Membro do Corpo Docente do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Universidade Katyavala Bwila (Angola). Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Doutorado em Educação pelo Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas e Pós-Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil, Formação de Professores, Linguagens Expressivas e Culturas Infantis. Coordenador do GEPPECI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis (CNPq/CEDU/UFAL), Membro Colaborador Doutorado do Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho (CIEC/UMinho/Portugal) no grupo "Contextos, quotidianos e bem estar da criança". Integrante da Frente Nordeste Criança (Representação Alagoas) e da Rede Infâncias Negras.

Ana Paula Cordeiro, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Filosofia e Ciências

Possui Graduação em Pedagogia, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". É professora assistente doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, FFC- UNESP- Marília. É docente do Departamento de Didática (atuando no Curso de Pedagogia) e da Pós-Graduação no Mestrado Profissional em Sociologia-Profsocio, na FFC. Tem experiência na área de Educação e atua nos seguintes temas: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Sociologia da Infância, Arte e o lúdico na educação de crianças de 0 a 10 anos, Teatro e educação (jogos dramáticos e teatrais na Educação Infantil e nos primeiros cinco anos do Ensino Fundamental, direção teatral, criação teatral coletiva, oficinas de jogos teatrais e processos de criação teatral na terceira idade). É vice-coordenadora do Curso de Pedagogia da FFC-Unesp, Marília. É membro do Grupo de Pesquisa "GP FORME" e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis (Geppeci-UFAL), cadastrados no CNPQ, atuando principalmente nas linhas de pesquisa "Educação Infantil e Formação de Professores" e "Formação de docentes para a pequena infância". Coordena o Projeto "LUDIBUS", vinculado à PROEX - UNESP e ao Núcleo de Ensino de Marília e o Projeto "Oficinas de Teatro da UNATI (Universidade Aberta à 3ª Idade)-UNESP de Marília", vinculados à PROEX. Atuou como coordenadora junto ao PIBID- Pedagogia- Educação Infantil a partir de 2014 a 2018.

Luciana Aparecida de Araújo, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Filosofia e Ciências

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Fez Pós-doutorado pela Fundação Carlos Chagas. É professora Assistente Doutor da Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp/ Marilia, atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Pesquisa. Atua principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, pesquisa pedagógica, pesquisa na formação e prática docente, alfabetização científica e pesquisa com crianças. É Líder do Grupo de Estudos em Pesquisa Pedagógica e Cultura Científica (GEPECC) e pesquisadora do GEPPECI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis, do(a) Universidade Federal de Alagoas, todos cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq.

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Publié-e

2021-08-30

Comment citer

Anjos, C. I. dos, Cordeiro, A. P., & de Araújo, L. A. (2021). Arte na formação inicial docente para a pequena infância: uma análise a partir dos cursos de Pedagogia de duas universidades públicas brasileiras. Revista Digital Do LAV, 14(2), 109–138. https://doi.org/10.5902/1983734865562