Art in Early childhood teacher education: an analysis based on the pedagogy courses of two Brazilian public universities

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734865562

Keywords:

Art, teacher training, pedagogy, curriculum, early childhood.

Abstract

This article proposes to analyze the curricular matrix of two Pedagogy courses from public universities, as well as the curriculum of the art disciplines, in order to verify the space of this area of knowledge in the initial education of childhood educators. The investigation was developed by means of literature review, documentary research and students narrative regarding their experiences with art in Pedagogy courses. The results indicate that the analyzed courses need to expand the space dedicated to art in initial teacher training for small children, considering the need for training that includes knowledge in the field of Early Childhood Education combined with artistic and cultural experience. It is concluded that there is a long way to go in the elaboration of curricular proposals committed to the critical and creative capacity of the human being.

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Author Biographies

Cleriston Izidro dos Anjos, Universidade Federal de Alagoas Centro de Educação

Professor Adjunto do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (CEDU/UFAL/Brasil) e Membro do Corpo Docente do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Universidade Katyavala Bwila (Angola). Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Doutorado em Educação pelo Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas e Pós-Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil, Formação de Professores, Linguagens Expressivas e Culturas Infantis. Coordenador do GEPPECI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis (CNPq/CEDU/UFAL), Membro Colaborador Doutorado do Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho (CIEC/UMinho/Portugal) no grupo "Contextos, quotidianos e bem estar da criança". Integrante da Frente Nordeste Criança (Representação Alagoas) e da Rede Infâncias Negras.

Ana Paula Cordeiro, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Filosofia e Ciências

Possui Graduação em Pedagogia, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". É professora assistente doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, FFC- UNESP- Marília. É docente do Departamento de Didática (atuando no Curso de Pedagogia) e da Pós-Graduação no Mestrado Profissional em Sociologia-Profsocio, na FFC. Tem experiência na área de Educação e atua nos seguintes temas: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Sociologia da Infância, Arte e o lúdico na educação de crianças de 0 a 10 anos, Teatro e educação (jogos dramáticos e teatrais na Educação Infantil e nos primeiros cinco anos do Ensino Fundamental, direção teatral, criação teatral coletiva, oficinas de jogos teatrais e processos de criação teatral na terceira idade). É vice-coordenadora do Curso de Pedagogia da FFC-Unesp, Marília. É membro do Grupo de Pesquisa "GP FORME" e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis (Geppeci-UFAL), cadastrados no CNPQ, atuando principalmente nas linhas de pesquisa "Educação Infantil e Formação de Professores" e "Formação de docentes para a pequena infância". Coordena o Projeto "LUDIBUS", vinculado à PROEX - UNESP e ao Núcleo de Ensino de Marília e o Projeto "Oficinas de Teatro da UNATI (Universidade Aberta à 3ª Idade)-UNESP de Marília", vinculados à PROEX. Atuou como coordenadora junto ao PIBID- Pedagogia- Educação Infantil a partir de 2014 a 2018.

Luciana Aparecida de Araújo, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Filosofia e Ciências

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Fez Pós-doutorado pela Fundação Carlos Chagas. É professora Assistente Doutor da Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp/ Marilia, atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Pesquisa. Atua principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, pesquisa pedagógica, pesquisa na formação e prática docente, alfabetização científica e pesquisa com crianças. É Líder do Grupo de Estudos em Pesquisa Pedagógica e Cultura Científica (GEPECC) e pesquisadora do GEPPECI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis, do(a) Universidade Federal de Alagoas, todos cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq.

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Published

2021-08-30

How to Cite

Anjos, C. I. dos, Cordeiro, A. P., & de Araújo, L. A. (2021). Art in Early childhood teacher education: an analysis based on the pedagogy courses of two Brazilian public universities. Revista Digital Do LAV, 14(2), 109–138. https://doi.org/10.5902/1983734865562