Imagens na parede, uma brincadeira na rede
DOI :
https://doi.org/10.5902/198373484093Mots-clés :
Imagens técnicas, Deslumbramento, Jogo, Vilém FlusserRésumé
Neste artigo, é feita uma reflexão sobre as possibilidades de articulação de diálogos a partir das projeções e representações do imaginário dos usuários das redes telemáticas. A discussão se inicia pelo envolvimento desses sujeitos com as imagens técnicas e pela proximidade estabelecida com os aparatos tecnológicos. São deflagrados, assim, processos possibilitadores de encantamentos e de deslumbramentos no universo zerodimensional dos pixels, que se comportam em projeções dimensionais na intenção de representar e simular o mundo natural por meio de superfícies imaginadas. Neste jogo, o papel dos participantes consiste em atuar de forma programada pelos algoritmos desses ambientes. Para observar melhor essas relações foi realizada a análise da performance Casa_Comigo a partir de algumas leituras de Vilém Flusser. O ato artístico consistiu em um site e projeções de imagens na casa do artista-autor. O resultado da análise levou à questão central do artigo: as imagens constituem meios efetivos no estabelecimento de relações dialógicas entre as pessoas?
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