A potencialidade edu(vo)cativa do cinema e os desafios à lei 13.006/14 na escola

Auteurs-es

  • Lutiere Dalla Valle Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul
  • Leticia Ravanello

DOI :

https://doi.org/10.5902/1983734828788

Mots-clés :

Cinema, Edu(vo)cativo, Lei 13006, Educação e Arte,

Résumé

Propomos pensar o cinema como dispositivo, que possibilita produzir aprendizagens, signos, afetos e problematizações, como potência pedagógica, articulando relações entre as artes visuais e as visualidades produzidas no âmbito educativo. A questão que move esta escrita tem como objetivo principal pensar o cinema a partir do conceito edu(vo)cativo e os desafios que encontramos no espaço escolar a partir da lei 13.006/14. Tratamos o cinema como uma experiência artística que possibilita infinitas formas de aprender e ensinar. Evocam novas conexões e recordam na memória possibilidades de tratar o cinema como artefato edu(vo)cativo. A película, incorpora além de tecnologias, diferentes discursos, e como docentes temos possibilidade em mediar. 

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Bibliographies de l'auteur-e

Lutiere Dalla Valle, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Docente do Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal de Santa Maria. Doutor em Artes Visuais e Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Cinema e Educação (GECED-CNPq).

Leticia Ravanello

Professora de Artes Visuais no Centro Educacional Queen, Rio de Janeiro. Membro pesquisadora do Grupo GECED.

Références

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Publié-e

2017-08-25

Comment citer

Valle, L. D., & Ravanello, L. (2017). A potencialidade edu(vo)cativa do cinema e os desafios à lei 13.006/14 na escola. Revista Digital Do LAV, 10(2), 079–091. https://doi.org/10.5902/1983734828788