Pensando a formação de professores em artes visuais: Possibilidades de uma docência-artística

Autores/as

  • Marcelo Forte Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5902/198373486959

Palabras clave:

Formação de professores, Docência-artística, Processos artísticos

Resumen

Esse texto apresenta algumas considerações a respeito da formação de professores em artes visuais e a possibilidade de se pensar em uma formação docente-artística. Considera-se, sobretudo aquilo que os acadêmicos produzem em outros espaços que não somente os institucionalizados das artes visuais e da docência, mas que de alguma forma, participam de seus processos de construção durante o período vivenciado nos cursos de Licenciatura em Artes Visuais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcelo Forte, Universidade Federal de Goiás

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás. É formado em Artes Visuais – Licenciatura Plena em Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Santa Maria. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura (GEPAEC) e do Grupo de Pesquisa em Educação e Cultura Visual.

Citas

CORAZZA, Sandra. Na diversidade cultura, uma docência artística. Pátio – revista pedagógica. Porto Alegre, Ano V, nº 17, 2001.

CORAZZA, Sandra M. Contribuições de Deleuze e Guattari para as pesquisas em educação. In: Revista Digital do LAV. Nº 8, 2012.

DELEUZE, Gilles. O abecedário de Gilles Deleuze: transcrição integral do vídeo, para fins exclusivamente didáticos. Éditions Montparnasse: Paris, 1988.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 3. Rio de Janeiro: Ed. 34. 1996.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

HERNÁNDEZ, Fernando. A construção da subjetividade docente como base para uma proposta de formação inicial de professores de Artes Visuais. In: OLIVEIRA, Marilda de O; HERNÁNDEZ, Fernando. (orgs) A formação do professor e o ensino das artes visuais. Santa Maria,Ed. UFSM, 2005. P. 22-42

LOPONTE, Luciana G. Docência artista: arte, estética de si e subjetividades femininas. 2005.f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.

MARTINS, Alice Fátima et al. Portal L: entre-lugares (des)encontros possíveis. In: Anais do 20º Encontro Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Disponível em: http://www.anpap.org.br/anais/2011/index.html. Acesso em 2/4/2012.

PEREIRA, Marcos Villela. Pesquisa em educação e arte: a consolidação de um campo interminável. In: Revista Iberoamericana de Educación, Núm. 52, janeiro-abril, 2010, p. 61-80. Disponível em: http://redalyc.uaemex.mx/src/inicio/ArtPdfRed.jsp?iCve=80013049002. Acesso em: 8/11/2011

PESSI, Maria C.A.S. Experiência Estética: Constituindo Professores de Arte. In: Revista Nupeart, vol. 1. 2002. Disponível em: http://www.periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/viewFile/3032/2234. Acesso em: 2/2/2012

PIMENTA, Selma G.; LIMA, Maria S.L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2011.

Publicado

2013-03-26

Cómo citar

Forte, M. (2013). Pensando a formação de professores em artes visuais: Possibilidades de uma docência-artística. Revista Digital Do LAV, (10), 058–070. https://doi.org/10.5902/198373486959