Processos metodológicos na investigação de um professor-artista

Autores

  • Marcelo Forte

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734839293

Palavras-chave:

Metodologia de pesquisa, Autoetnografia, Cartografia, Narrativa, Desbravamento

Resumo

O presente artigo pretende explorar os caminhos metodológicos trilhados ao longo de uma investigação de doutoramento em Estudos Contemporâneos, realizada na Universidade de Coimbra e que resultou na tese “Desbravamentos de um professor-artista e os caminhos da docência-artística”. Neste recorte, a combinação metodológica de Autoetnografia, Cartografia e Narrativa, é trazida como forma de pontuar as ações que foram desenvolvidas ao longo da pesquisa. A partir destes pressupostos metodológicos foram elencados três conceitos-chave para a investigação: desbravamento, encontro e atravessamento. Esta tríade representa o percurso de formação do professor-artista, constituído pelo investigador.

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Biografia do Autor

Marcelo Forte

Doutor em Estudos Contemporâneos pelo Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra. Mestre em Arte e Cultura Visual pelo Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás. Possui licenciatura plena no curso de Artes Visuais - Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Santa Maria. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura (GEPAEC) da UFSM, do Grupo de Pesquisa em Educação e Cultura Visual da UFG e da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual, de Portugal. 

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Publicado

2019-12-15

Como Citar

Forte, M. (2019). Processos metodológicos na investigação de um professor-artista. Revista Digital Do LAV, 12(3), 005–019. https://doi.org/10.5902/1983734839293