História e cultura afro-brasileira nos cursos de Licenciatura em Artes Visuais do nordeste e sul do Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734864819

Palabras clave:

história e cultura afro-brasileira, artes visuais, licenciatura, matriz curricular.

Resumen

Esta pesquisa faz parte do “Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Arte: estudos comparados entre Brasil e Argentina”. O objetivo principal é verificar se os cursos de Licenciatura em Artes Visuais das Regiões Nordeste e Sul do Brasil, com categoria administrativa pública e oferta na modalidade presencial, oferecem ou não disciplinas específicas sobre a história e a cultura afro-brasileira. De cunho bibliográfico e de análise documental, com aporte teórico de Munanga (2019), Vázquez (2011) e Silva (2012), a pesquisa constatou que: 14 dos 27 cursos apresentam disciplinas sobre o tema; apenas um curso aborda questões regionais dentro das disciplinas analisadas; seis cursos ofertam uma disciplina para contemplar a temática afro-brasileira, junto da indígena; e algumas IES não ofertam disciplinas específicas sobre a temática, mas fazem referência a ela de modo diluído em outras disciplinas do currículo.

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Biografía del autor/a

Janine Alessandra Perini, UFMA

Doutora em Artes Visuais pela UDESC, professora de Artes Visuais do Curso de Linguagens e Códigos da UFMA, Campus de São Bernardo. Integrante do grupo de pesquisa Educação, Artes e Inclusão, da UDESC.

Valéria Metroski de Alvarenga, SEED/PR

Doutora em Artes Visuais pelo PPGAV/ UDESC. Professora de Artes Visuais na UNINTER e na SEED/PR. Integrante do grupo de pesquisa Educação, Artes e Inclusão, da UDESC.

Citas

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Publicado

2021-08-30

Cómo citar

Perini, J. A., & Alvarenga, V. M. de. (2021). História e cultura afro-brasileira nos cursos de Licenciatura em Artes Visuais do nordeste e sul do Brasil. Revista Digital Do LAV, 14(2), 337–358. https://doi.org/10.5902/1983734864819