História e cultura afro-brasileira nos cursos de Licenciatura em Artes Visuais do nordeste e sul do Brasil
DOI :
https://doi.org/10.5902/1983734864819Mots-clés :
história e cultura afro-brasileira, artes visuais, licenciatura, matriz curricular.Résumé
Esta pesquisa faz parte do “Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Arte: estudos comparados entre Brasil e Argentina”. O objetivo principal é verificar se os cursos de Licenciatura em Artes Visuais das Regiões Nordeste e Sul do Brasil, com categoria administrativa pública e oferta na modalidade presencial, oferecem ou não disciplinas específicas sobre a história e a cultura afro-brasileira. De cunho bibliográfico e de análise documental, com aporte teórico de Munanga (2019), Vázquez (2011) e Silva (2012), a pesquisa constatou que: 14 dos 27 cursos apresentam disciplinas sobre o tema; apenas um curso aborda questões regionais dentro das disciplinas analisadas; seis cursos ofertam uma disciplina para contemplar a temática afro-brasileira, junto da indígena; e algumas IES não ofertam disciplinas específicas sobre a temática, mas fazem referência a ela de modo diluído em outras disciplinas do currículo.
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