Relatos de uma pesquisa com jovens estudantes de Juiz de Fora: audiovisual e gênero

Autores/as

  • Carla Silva Machado Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/Rio) Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF)
  • Rosália Maria Duarte Professora Associada da PUC/Rio. Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Educação pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1991) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000).

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734844055

Palabras clave:

jovens, audiovisual, gênero.

Resumen

O presente artigo trata das relações entre jovens estudantes do segundo ciclo do ensino fundamental, da cidade de Juiz de Fora/MG, com filmes que têm jovens como protagonistas. O foco da discussão são as percepções desses jovens quanto às representações de gênero nos filmes. Para abordar essas percepções, recorremos a resultados de um estudo desenvolvido com jovens de uma escola da rede pública municipal de ensino. A pesquisa-intervenção teve como principal procedimento a realização de oficinas de visualização e discussão de filmes, cujo objetivo era entender a relação daqueles jovens com o audiovisual. Uma das questões que emergiram no desenrolar das atividades tratou das representações de gênero construídas no contato com narrativas audiovisuais. Os resultados foram discutidos à luz dos estudos de comunicação latino-americanos, tendo como principais referências Jésus Martín-Barbero e Néstor García-Canclini, e dos estudos de gênero e de suas relações com as mídias, desenvolvidos por Guacira Louro.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carla Silva Machado, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/Rio) Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF)

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mestra em Educação pela Universidade na linha de Pesquisa Linguagem e Formação de Professores Federal de Juiz de Fora (UFJF). Doutora em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/Rio) na Linha de Pesquisa Processos Culturais, Instâncias da Socialização e a Educação.

Rosália Maria Duarte, Professora Associada da PUC/Rio. Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Educação pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1991) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000).

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Educação pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1991) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professora associada da PUC-Rio, onde coordena o Grupo de Pesquisa Educação e Mídia, vinculado ao PPGE.

Citas

ALVES, Paula e COELHO, Paloma. Discursos, performatividades e padrões visuais no cinema: reflexões sobre as representações de gênero, o mercado cinematográfico e o cinema de mulheres. ACENO, Vol. 2, N. 3, p. 159-176. Jan. a Jul. de 2015. Políticas e Poéticas do Audiovisual na contemporaneidade: por uma antropologia do cinema (dossiê)

ANDERSON, Hanah; DANIELS, Matt. Film Dialogue. Disponível em: https://pudding.cool/2017/03/film-dialogue/. Acesso em 21 abril, 2020.

AGÊNCIA NACIONAL DO CINEMA (Ancine). Informe de acompanhamento do mercado. Distribuição em Salas de Exibição – Informe Anual 2014. Publicado no Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual (OCA) em 27 maio 2015. Disponível em: <http://oca.ancine.gov.br/sites/default/files/cinema/pdf/Anuario_2014.pdf>. Acesso em: 06 set. 2015.

ANDRADE, Marcelo; LUCINDA, Maria da Consolação. Oficinas pedagógicas em direitos humanos: uma aposta de formação política com grupos populares. In: CANDAU, Vera Maria; SACAVINO, Suzana (Org.). Educar em tempos difíceis: construindo caminhos. Rio de Janeiro: 7Letras, 2011. p. 253-272.

DIONNE, Hugues. A pesquisa-ação para o desenvolvimento local. Trad. Michel Thiollent. Brasília: Liber Livro Editora, 2007.

GARCÍA CANCLINI, Néstor. Diferentes, desiguais e desconectados: mapas da interculturalidade. Trad. Luiz Sérgio Henriques. 3. ed. 1. reimp. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2015.

JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. São Paulo: Editora Ática, 1994

KAMITA, Rosana Cássia. Relações de gênero no cinema: contestação e resistência. Revista de Estudos Feministas, Vol. 25, n. 3, pp. 1393-1404, Florianópolis, Set.Dez, 2017.

KAPLAN, E. Ann. A mulher e o cinema: os dois lados da câmera. Trad. Helen M. Potter Pessoa. Rio de Janeiro: Rocco, 1995.

KELLNER, Douglas. A cultura da mídia: estudos culturais – identidade e política entre o moderno e o pós-modernos. Tad. Ivone Castilho Benedetti. Bauru. São Paulo: EDUSC, 2001.

LOURO, Guacira Lopes. O cinema como pedagogia. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes; VEIGA, Cynthia Greive (Org.). 500 anos de educação no Brasil. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p. 423-446.

LOURO, Guacira Lopes. Cinema e sexualidade. Educação e Realidade, v. 33, n. 1, p. 81-98, jan./jun. 2008.

LOURO, Guacira Lopes. Destemidos, bravos, solitários: a masculinidade na versão western. Bagoas, n. 10, p. 171-182, 2013. Disponível em: <http://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/download/5382/4397>. Acesso em: 14 out. 2015.

LUSVARGHI, Luiza; ALVIM Luíza Beatriz e NASCIMENTO, Genio (org.). Cinema, representação e relações de gênero. Ebook. Editora: e-galaxia, 285 p., 2018

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Trad. Ronald Polito e Sérgio Alcides. 7. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2013.

MORIN, Edgar. As estrelas: mito e sedução no cinema. Trad. Luciano Trigo. Rio de Janeiro: José Olympio, 1989.

ORTIZ, Renato. Mundialização e cultura. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

SARLO, Beatriz. Cenas da vida pós-moderna: intelectuais, arte e videocultura na Argentina. Trad. Sérgio Alcides. 5. ed. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2013.

VEIGA, Ana Maria. Gênero e cinema, uma história de teorias e desafios. Apresentação de Seção Temática. Revista de Estudos Feministas, vol.25, no.3, pp. 1355-1357, Florianópolis Sept./Dec. 2017.

Publicado

2020-07-27

Cómo citar

Machado, C. S., & Duarte, R. M. (2020). Relatos de uma pesquisa com jovens estudantes de Juiz de Fora: audiovisual e gênero. Revista Digital Do LAV, 13(1), 254–273. https://doi.org/10.5902/1983734844055