Para uma política da amizade na docência: conversas entre a arte e uma professora em formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734868649

Palavras-chave:

Estágio de docência, Currículo, Política da amizade

Resumo

Em conversa entre a arte e a educação, o presente artigo objetiva refletir sobre uma política da amizade e o que se agencia a partir do seu encontro com a docência e a produção artística. Entendemos as relações de amizade que se criam dentro da arte e da educação como potente espaço de reconhecimento da existência da outra e de abertura a experimentação e a multiplicidade. Assim, cartografamos aqui algumas contribuições a respeito das relações de amizade desde referenciais da educação, das artes e da filosofia; abordamos os desdobramentos possíveis para um currículo pensado a partir dessas relações; e, sendo parte de uma pesquisa de Mestrado em Educação, compartilhamos algumas experiências que ocorreram durante o Estágio de Docência realizado com o curso de Artes Visuais na Universidade Estadual de Maringá (UEM).

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Biografia do Autor

Gustavo Barrionuevo, Universidade Estadual de Maringá

Artista visual, pesquisador e professor. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduado pelo curso de Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Diversidade Sexual (NUDISEX), do Grupo de Estudos das Pedagogias do Corpo e da Sexualidade (GEPECOS) e do Grupo de Pesquisa em Arte, Subjetividade, Educação e Diferença (DOBRA).

Eliane Rose Maio, Universidade Estadual de Maringá

Psicóloga pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestra em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista, em Assis (Unesp/Assis). Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista, em Araraquara (Unesp/Araraquara). Pós-doutora em Educação Escolar pela mesma instituição (Unesp/Araraquara). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM.

Roberta Stubs, Universidade Estadual de Maringá

Psicóloga pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutora em Psicologia pela Universidade Estadual Paulistam, em Assis (Unesp/Assis). Professora do curso de Artes Visuais da UEM.

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Publicado

2022-07-12 — Atualizado em 2022-09-06

Versões

Como Citar

Barrionuevo, G., Maio, E. R., & Stubs, R. (2022). Para uma política da amizade na docência: conversas entre a arte e uma professora em formação. Revista Digital Do LAV, 15, e12/ 1–26. https://doi.org/10.5902/1983734868649 (Original work published 12º de julho de 2022)