“Um Satélite na Cabeça”: possibilidades de linguagens audiovisuais à distância em contexto de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734866255

Palavras-chave:

Arte, Arte contemporânea, Educação, Ensino remoto, Linguagens audiovisuais

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma investigação sobre algumas possibilidades das linguagens audiovisuais em ambiente de ensino remoto. Os referenciais teóricos utilizados voltados à arte/educação e a linguagens audiovisuais foram Albuquerque (2012), Base Nacional Comum Curricular (2018), Barbosa (2000), Barbosa e Amaral (2008), Fernandes, Henn e Kist (2020), Peruzzo (2018), Pimentel (2011), Rachel (2014), dentre outros. O estudo foi realizado durante a pandemia da COVID-19, no primeiro semestre de 2020, em uma escola comunitária na região do Vale dos Sinos. Por conta das restrições de distanciamento social para evitar a transmissão do vírus, os encontros com alunos do Ensino Médio aconteceram por meio do ensino remoto. O ano escolhido para desenvolver práticas e propostas voltadas ao ensino de linguagens audiovisuais foi o terceiro ano, os alunos possuíam autonomia para participar ou não dos encontros. Ao todo, foram cumpridas quatro aulas em ambiente online, nas quais foram elaborados conceitos e práticas de linguagens audiovisuais com os educandos. Foi possível concluir, através dos dados coletados nesta pesquisa, a importância de repensar e adaptar o modo de ensinar em ambientes remotos. Abrangendo o amplo repertório de consumo e ferramentas para produção de materiais artísticos audiovisuais que, quando proporcionados aos educandos, atuam como potencializadores do seu fazer artístico. As produções dos estudantes não foram os únicos materiais considerados para a reflexão e a construção desta pesquisa, mas também os momentos e trocas realizadas ao longo dos encontros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vítor Macedo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense

Graduado em Artes Visuais Licenciatura na Universidade Feevale. Bolsista de aprimoramento científico no projeto de pesquisa Território Nômade: migrações, transições e deslocamentos na fotografia contemporânea. 

Laura Marcela Ribero Rueda, Universidade Feevale, Instituto de Ciências Criativas e Tecnológicas - ICCT.

Doutora em Artes Visuais pelo programa Arte, Território e Cultura da Mídia, da Universitat de Barcelona, Espanha. Mestrado em Artes Visuais, pela Universitat de Barcelona, Espanha e Bacharel em Artes Visuais, pela Universidad Jorge Tadeo Lozano, Bogotá, Colômbia. Atualmente realiza Pós-Doutorado em Poéticas Visuais na Universidade Federal de Rio Grande do Sul - UFRGS. Atua como professora permanente no PPG em Processos e Manifestações Culturais e nos cursos de graduação em Artes Visuais e Fotografia, da Universidade Feevale, RS. 

Denise Blanco Sant'Anna, Universidade Feevale

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais na Universidade Feevale; Mestre em Educação e graduada em Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora adjunta da Universidade Feevale, coordena o Programa Conexão Cultural e os projetos de Extensão Movimento Coral e Cultura no Campus.

Referências

ALBUQUERQUE, M. Z. A comunicação cidadã nos movimentos sociais de direitos humanos MNDH, DH Net e Conectas Direitos Humanos: uma reflexão teórica. In: Conferência Brasileira de Mídia Cidadã, São Leopoldo, 2012. 1-13p.

BARBOSA, A. M.; Amaral L. Interterritorialidade: mídias, contextos e educação. São Paulo: SENAC/SESC-SP, 2008. 235p.

BARBOSA, A. M. Arte, educação e cultura. Portal Domínio Público. 2000. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=84578>. Acesso em: 19 jun. 2020.

BARRETO, A. C.; ROCHA, D. S. COVID 19 e Educação: resistências, desafios e (im)possibilidades. Revista Encantar – Educação, Cultura e Sociedade – Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 01-11, jan./dez. 2020.

BEHAR, Patricia Alejandra. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. – 2020. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o- ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/>. Acesso em: dez 2021

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Versão final. Brasília, 2018. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 17 jun. 2020.

FERNANDES, S. M.; HENN, L. G.; KIST, L. B. Distance learning in Brazil: some notes. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 1, p. e21911551, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i1.1551. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1551. Acesso em: 31 may. 2021.

GARCIA, M. Vacinação contra a COVID-19: Quando o Brasil começará a ver os efeitos positivos? G1, Rio de Janeiro, 12 mar. 2021, p1.

GOMBRICH, E. Gombrich essencial: textos selecionados sobre a arte e cultura. Porto Alegre: Bookman, 2012. 624 p.

LÉVY, P. Cibercultura. 3ª ed. São Paulo: Editora 34, 2010. 270 p.

MARCELLINO, N. C.; ALVES, R. Pedagogia da animação. Campinas: Papirus, 1990. 149 p.

MARTINS, R. X. A COVID-19 e o fim da educação à distância: Um ensaio. EmRede, v. 7, n. 1, p. 242-256, 2020.

PERUZZO, C. M. K. Possibilidades, realidades e desafios da comunicação cidadã na web MATRIZes, v. 12, n. 3, p. 77-100, 2018.

PIMENTEL, L. G. Novas territorialidades e identidades culturais: o ensino de arte e as tecnologias contemporâneas. In: Anais do Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, Rio de Janeiro, p. 765-771, 2011. Disponível em: <http://www.anpap.org.br/anais/2011/pdf/ceav/lucia_gouvea_pimentel.pdf> Acesso em: 3 jul. 2020.

RACHEL, D. P. Adote o artista, não deixe ele virar professor: reflexões em torno do híbrido professor-performer. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014.

SILVA, P. S. “Grandes merda!”: A relevância do ensino de artes nas escolas públicas do Rio de Janeiro. In: III Semana de pesquisa em artes, Rio de Janeiro, p. 174-185, 2009.

TAKAHASHI, T. Sociedade da Informação. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000. 195 p.

TRIVIÑOS, A. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. 175 p.

Downloads

Publicado

2022-04-26

Como Citar

Macedo, V., Rueda, L. M. R., & Sant’Anna, D. B. . (2022). “Um Satélite na Cabeça”: possibilidades de linguagens audiovisuais à distância em contexto de pandemia. Revista Digital Do LAV, 15, e7/01–20. https://doi.org/10.5902/1983734866255