Blocos, infância e crianças: entre movimentos e ensaios brincantes
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734865767Schlagworte:
Blocos de Sensações, Infância, Criança, Arte.Abstract
O propósito deste texto é apresentar-se como um jogo compositivo. Nele, estão expostos alguns elementos que se constituem como centrais na composição do texto-jogo. Estes elementos estão organizados em 6 faces e 5 fragmentos que objetivam se apresentarem como blocos. A proposta é criar um campo, em que o leitor-autor possa criar seus próprios movimentos. Sendo assim, o objetivo aqui é apresentar oportunidades de exercícios e espaços de produção de pensamentos, ideias, pensamentos, manifestações, imagens. Os elementos que constituem os fragmentos presentes no texto são a infância, a linguagem, a imagem, a arte e a criança.
Downloads
Literaturhinweise
AGAMBEN, G. Infância e História: destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte, MG: Editora UFMG, 2005.
AGAMBEN, G. Ninfas. Valencia, Espanha: Pre-Texto, 2010.
BARROS, M. Poesia Completa. São Paulo, SP, Leya Editora, 2010.
BARROS, M. Memórias Inventadas. São Paulo: Editora Planeta, 2010.
BENJAMIN, W. Obras escolhidas II: rua de mão única. São Paulo: Brasiliense, 1995.
BRASIL, A. MODULAÇÃO/MONTAGEM: Ensaio sobre biopolítica experiência estética. Tese de Doutorado. Programa de Pós Graduação em Comunicação – Faculdade de Comunicação. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2008.
DELEUZE, G. O Que é a Filosofia? São Paulo: Editora 34, 2010.
LEITE, C. D. P. L. Infância, Experiência e Tempo. São Paulo: Editora Cultura Acadêmica, 2012.
PESSOA, F. Livro do Desassossego. São Paulo, SP, Editora Brasiliense, 1982.
RIANI COSTA, C. F. Caricatas: arte-rosto-humor-experiência. Tese de Doutorado. Rio Claro - SP: Universidade Estadual Paulista - UNESP, 2016.