Reflexões entre pesquisa e experiência biográfica na formação de arte-educadores

Autores

  • Lilian Ucker Perotto Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734833902

Palavras-chave:

Experiência biográfica, Pesquisa narrativa, Reflexividade crítica, Ensino das artes visuais

Resumo

Neste artigo reflito sobre uma proposta pedagógica que venho desenvolvendo em uma disciplina do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da FAV-UFG, que tem como foco conectar a experiência biográfica dos estudantes aos projetos de pesquisa que eles desenvolvem como conclusão de curso. Para este artigo narro, como nasce e se desenvolve, a proposta de vincular a experiência biográfica à formação destes estudantes, e como se torna, finalmente, um instrumento reflexivo das suas trajetórias no curso. A seguir, apresento as estratégias que são utilizadas durante a disciplina e, que, a partir da reflexividade crítica, permitem que estes estudantes se posicionem, tanto emocionalmente quanto criticamente, na construção de suas narrativas. Por fim, compartilho minha percepção sobre a experiência vivida na disciplina, lançando um olhar crítico e provisional sobre ela.

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Biografia do Autor

Lilian Ucker Perotto, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Professora Adjunta da Faculdade de Artes Visuais (FAV-UFG). Doutora em Arte-Educação pela Universidade de Barcelona (Espanha)

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Publicado

2018-08-02

Como Citar

Perotto, L. U. (2018). Reflexões entre pesquisa e experiência biográfica na formação de arte-educadores. Revista Digital Do LAV, 11(2), 147–165. https://doi.org/10.5902/1983734833902