(Des)colonizações: de que contextos falamos quando falamos de educação à distância?

Autores

  • Leda Guimarães
  • Lilian Ucker Perotto Professora Assistente da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás. Doutoranda da Universidad de Barcelona, Espanha.

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734810728

Palavras-chave:

Educação à distância, Incômodos, (Des)Colonizações

Resumo

Somos professoras da Universidade Federal de Goiás e durante os últimos cinco anos nos dedicamos à formação de professores em artes visuais em cursos de licenciatura à distância. Neste texto – organizado em três partes - compartilharemos reflexões que foram apresentadas durante o III Colóquio Internacional Educação e Visualidades, celebrado na Universidade Federal da Paraíba em dezembro de 2011, a partir de alguns ‘incômodos’ em relação a nossa experiência como docentes/coordenadoras de um curso à distancia. Para pensar quais e como se dão estes incômodos trabalhamos com a ideia simultânea de ‘(des) colonização’, destacando algumas contradições, conflitos e deslocamentos provocados pela dupla percepção de colonizar/descolonizar a partir da nossa experiência com a educação à distância no contexto do ensino superior na UFG.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leda Guimarães

Professora Adjunta da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás, Bolsita Capes

Referências

AGUIRRE, Imanol. Questões Multiculturais para o Ensino da Arte. In: Módulo 6. Universidade Federal de Goiás. FUNAPE/CEGRAF. Goiânia, 2010.

BARBOSA, Ana Mae. Artes e Culturas Visuais. Anais do XX CONFAEB. Faculdade de Artes Visuais da UFG. 2010.

BARBOSA, Ana Mae e AMARAL, Lilian. Interterritorialidade - mídias, contextos e educação (Editora Senac São Paulo e Edições SESC SP),São Paulo. 2008.

BAUTISTA, Guillermo; BORGES, Federico; FORÉS, Anna. Didática universitária em entornos virtuales. Narcea Ediciones: Madrid, 2006.

BHABHA, Homi. O Local da Cultura. Tradução de Myriam Avila; Eliana Lourenço de Lima Reis e Glaucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte, Editora UFMG, 1998.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Rio de Janeiro: Vozes, 1990.

CUNHA, Luiz Antonio. Ensino Superior e Universidade no Brasil. 2ª. Edição. In LOPES, Eliane Marta Teixeira e FILHO, Luciano Mendes de Faria, VEIGA, Cynthia Greive. 500 anos de Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

DE DIEGO, Estrella. Travessías por la incertidumbre. Editorial Seix Barral, S. A. Barcelona, 2008.

FANON, Frantz. Piel Negra, máscaras blancas. Ediciones Akal, S.A.Madrid, 2009.

GUIMARÃES, Leda. Metáforas para o ensino de artes visuais na modalidade EAD. Licenciatura em Artes Visuais: módulo introdutório. UFG/FAV/CIAR. Goiânia: CEGRAF/UFG, 2008.

GUIMARÃES, Leda. Deslocamentos na formação de professores de artes visuais na modalidade a distância. In GORDILHO, Viga (org.) ANAIS do 19º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas “Entre Territórios” - Cachoeira – Bahia, 2010a.

GUIMARÃES, Leda. e OLIVEIRA, Ronaldo. Formação docente e estágio curricular em artes Visuais na modalidade de ensino a distancia: Entre a realidade e a possibilidade de se criar uma escola em expansão. 33ª. ANPED – Caxambu –MG. 2010b.

GUIMARÃES, Leda. e GUIMARÃES, Alexandre. Cartografando representações docentes no espaço www. In: "Subjetividades, utopias e fabulações". Anais do 20º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Sheila Cabo Geraldo, Luiz Cláudio da Costa (orgs). - Rio de Janeiro: ANPAP, 2011.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

SOUZA, Lynn Mario T. Menezes de. Hibridismo e tradução cultural em Bhabha. In: ABDALA JÚNIOR, Benjamin (org). Margens da cultura: mestiçagem, hibridismo & outras misturas. São Paulo: Boitempo Editorial, 2004. P. 113-133.

Downloads

Publicado

2013-09-23

Como Citar

Guimarães, L., & Perotto, L. U. (2013). (Des)colonizações: de que contextos falamos quando falamos de educação à distância?. Revista Digital Do LAV, (11), 073–089. https://doi.org/10.5902/1983734810728