Reflexões entre pesquisa e experiência biográfica na formação de arte-educadores

Lilian Ucker Perotto

Resumo


Neste artigo reflito sobre uma proposta pedagógica que venho desenvolvendo em uma disciplina do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da FAV-UFG, que tem como foco conectar a experiência biográfica dos estudantes aos projetos de pesquisa que eles desenvolvem como conclusão de curso. Para este artigo narro, como nasce e se desenvolve, a proposta de vincular a experiência biográfica à formação destes estudantes, e como se torna, finalmente, um instrumento reflexivo das suas trajetórias no curso. A seguir, apresento as estratégias que são utilizadas durante a disciplina e, que, a partir da reflexividade crítica, permitem que estes estudantes se posicionem, tanto emocionalmente quanto criticamente, na construção de suas narrativas. Por fim, compartilho minha percepção sobre a experiência vivida na disciplina, lançando um olhar crítico e provisional sobre ela.


Palavras-chave


Experiência biográfica; Pesquisa narrativa; Reflexividade crítica; Ensino das artes visuais

Texto completo:

PDF

Referências


BLACKMAN, S. ‘Hidden Ethnography’: Crossing Emotional Borders in Qualitative Accounts of Young People’s Lives. Sociology, v.41, n.4, p. 699-716, 2007.

BOLÍVAR, A.; DOMINGO, J.; FERNÁNDEZ, M. La investigación biográfico-narrativa en educación: enfoque y metodología. Madrid: Editorial La Muralla, 2011.

BRUNER, J. Actual minds, possible worlds. Cambridge: Harvard. University Press, 1986.

BRUNER, J. Actos de significado: más allá de la revolución cognitiva. Madrid: Editorial Alianza, 2006.

COSTA, M. V. Uma agenda para jovens pesquisadores. In: COSTA, M. V.; BUJES, M. I. E. (Orgs.). Caminhos investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa na educação, Rio de Janeiro: DP&A, 2005. p. 139-153.

CONTRERAS, J.; PEREZ DE LARA, N. Investigar la experiencia educativa. Madrid: Morata, 2010.

CONNELLY, M.; CLANDININ, J. Relatos de experiencia e investigación narrativa. In: LARROSA, J. (Ed.). Déjame que te cuente. Ensayos sobre narrativa y educación. Barcelona: Laertes, 1995. p. 11-59.

CREUS, A. Fragmentos de un cuaderno de viaje - Una investigación 360 narrativa sobre experiencias de inmigración. 2011. 338 f. Tese (Doutorado em Arte e Educação) - Faculdade de Belas Artes, Universidade de Barcelona, Barcelona. 2011.

ESTEBAN, M. P. Pesquisa Qualitativa em Educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: AMGH, 2010.

FOLEY, D. E. Critical Ethnography: the reflexive turn. International Journal of Qualitative Studies In Education, v.15, n.4, p. 469-490, 2002.

GERGEN, K. Construccionismo social, aportes para el debate y la práctica. Bogotá: Universidad de los Andes, Facultad de Ciencias Sociales, Departamento de Psicología, CESO, Ediciones Uniandes, 2007.

GERGEN, K. El yo saturado. Dilemas de identidad en el mundo contemporâneo. Barcelona: Paidós Surcos, 2010.

HERNÁNDEZ, F.; RIFÁ, M. (Orgs.). Investigación autobiográfica y cambio social. Barcelona: Octaedro, 2011.

HERNÁNDEZ, F. (Org.). Aprender a ser en la escuela primaria. Barcelona: Paidós, 2010.

HERNÁNDEZ, F.; UCKER, L. Pesquisa em Ensino de Artes Visuais. In: GUIMARÃES, L. M. (Ed.), Módulo 8. Goiânia: Funape, 2011. p. 32-44.

MACBETH, D. On “Reflexivity” in qualitative Research: Two readings, and a Third. Qualitative Inquiry, v.7, n. 1, p. 35-68, 2001.




DOI: https://doi.org/10.5902/1983734833902

 
 
 
DOI: Digital Object Identifier 10.5902/19837348

Qualis B1

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0).

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0).

Acessos a partir de 17/09/2015

CopySpider - Software Anti-plagio