As TIC no desenho curricular do Curso de Licenciatura em Artes Visuais do IFMA

Autores

  • William Cordeiro Costa IFMA
  • Luciana Silva Aguiar Mendes Barros IFMA/ professora do Instituto Federal do Maranhão nos cursos técnicos e na graduação

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734861950

Palavras-chave:

formação docente, artes visuais, tecnologias.

Resumo

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) encontram-se integradas de forma marcante na vida da sociedade contemporânea e seu impacto nos processos educacionais tem motivado vários estudos, tendo em vista a importância da reflexão sobre a relação entre as tecnologias, currículo e formação docente. Seguindo essa demanda, este estudo tem como objetivo principal investigar as tecnologias no Curso de Licenciatura em Artes Visuais do IFMA, visando identificar como é a abordagem de tal temática a partir do desenho curricular do Curso. Os resultados obtidos indicam que as tecnologias são abordadas em determinadas disciplinas como instrumentos de produção artística contemporânea e em outras como ferramentas de mediação pedagógica. A partir de uma metodologia qualitativa, realizou-se um mapeamento do projeto pedagógico do curso, à luz dos documentos e dispositivos legais que regem o Curso de Licenciatura em Artes Visuais no Brasil, fundamentando a discussão a partir das concepções de teóricos, como Lévy (1993), Pimentel (2011), entre outros.

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Biografia do Autor

William Cordeiro Costa, IFMA

Licenciado em Artes Visuais pelo IFMA

Luciana Silva Aguiar Mendes Barros, IFMA/ professora do Instituto Federal do Maranhão nos cursos técnicos e na graduação

Possui graduação em Bacharelado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Maranhão (2003), graduação em Licenciatura em Educação Artística pela Universidade Federal do Maranhão (2000) , mestrado em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora do Instituto Federal do Maranhão cursos técnicos e na graduação. Coordena o Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Arte e Educação (GPTAE). Tem experiência como docente e e como pesquisadora na área de Arte, com ênfase em Artes Visuais, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de arte, formação de professores, educação a distancia e tecnologias aplicadas a arte

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Publicado

2021-04-29

Como Citar

Cordeiro Costa, W., & Silva Aguiar Mendes Barros, L. (2021). As TIC no desenho curricular do Curso de Licenciatura em Artes Visuais do IFMA. Revista Digital Do LAV, 14(1), 159–176. https://doi.org/10.5902/1983734861950