Práticas artísticas e práticas pedagógicas: praticar o quê, para quê?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734833428

Palavras-chave:

Prática artística, Prática pedagógica, Ensino/aprendizagem em Arte

Resumo

As práticas artístico/pedagógicas têm mudado desde meados do século XX, passando de técnicas estanques, de uma aula e com fim em si mesmas, para projetos que envolvam tanto ações teórico-práticas, quanto ações prático-teóricas. A escolha de determinadas práticas – tanto artísticas quanto pedagógicas – tende a sair do tecnicismo para maior completude de conceitualização. Essa mudança tem a ver com a sistematização da Abordagem Triangular, com o trânsito da arte, que permeia tempo, espaço e lugar, e com o contexto social movediço que se apresenta. Refletir sobre essas condições faz parte do processo de ensinar/aprender Arte no contexto escolar.

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Biografia do Autor

Lucia Gouvêa Pimentel, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais

Professora Titular da Escola de Belas Artes da UFMG.

Referências

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Publicado

2018-08-02

Como Citar

Pimentel, L. G. (2018). Práticas artísticas e práticas pedagógicas: praticar o quê, para quê?. Revista Digital Do LAV, 11(2), 342–348. https://doi.org/10.5902/1983734833428