Práticas artísticas e práticas pedagógicas: praticar o quê, para quê?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734833428

Palabras clave:

Prática artística, Prática pedagógica, Ensino/aprendizagem em Arte

Resumen

As práticas artístico/pedagógicas têm mudado desde meados do século XX, passando de técnicas estanques, de uma aula e com fim em si mesmas, para projetos que envolvam tanto ações teórico-práticas, quanto ações prático-teóricas. A escolha de determinadas práticas – tanto artísticas quanto pedagógicas – tende a sair do tecnicismo para maior completude de conceitualização. Essa mudança tem a ver com a sistematização da Abordagem Triangular, com o trânsito da arte, que permeia tempo, espaço e lugar, e com o contexto social movediço que se apresenta. Refletir sobre essas condições faz parte do processo de ensinar/aprender Arte no contexto escolar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lucia Gouvêa Pimentel, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais

Professora Titular da Escola de Belas Artes da UFMG.

Citas

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1996.

GHANEM, Elie. As escolas precisam deixar de ser apenas executoras de propostas pedagógicas. Carta Capital. Disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/entrevistas/as-escolas-precisam-deixar-de-ser-apenas-executoras-de-propostas-pedagogicas/?utm_campaign=newsletter_rd_-_22062018&utm_medium=email&utm_source=RD+Station Acesso em: 21/06/2018.

PIMENTEL, Lucia Gouvêa. Ontens e hojes não fazem um amanhã: aprendizagens resistentes em Artes Visuais. In: 22º ENCONTRO NACIONAL DA ANPAP, 2017, Campinas-SP. Anais eletrônicos. Campinas: ANPAP 2017. Disponível em: http://anpap.org.br/anais/2017/. Acesso em: 12/06/2018.

Publicado

2018-08-02

Cómo citar

Pimentel, L. G. (2018). Práticas artísticas e práticas pedagógicas: praticar o quê, para quê?. Revista Digital Do LAV, 11(2), 342–348. https://doi.org/10.5902/1983734833428