A potencialidade edu(vo)cativa do cinema e os desafios à lei 13.006/14 na escola

Autores

  • Lutiere Dalla Valle Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul
  • Leticia Ravanello

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734828788

Palavras-chave:

Cinema, Edu(vo)cativo, Lei 13006, Educação e Arte,

Resumo

Propomos pensar o cinema como dispositivo, que possibilita produzir aprendizagens, signos, afetos e problematizações, como potência pedagógica, articulando relações entre as artes visuais e as visualidades produzidas no âmbito educativo. A questão que move esta escrita tem como objetivo principal pensar o cinema a partir do conceito edu(vo)cativo e os desafios que encontramos no espaço escolar a partir da lei 13.006/14. Tratamos o cinema como uma experiência artística que possibilita infinitas formas de aprender e ensinar. Evocam novas conexões e recordam na memória possibilidades de tratar o cinema como artefato edu(vo)cativo. A película, incorpora além de tecnologias, diferentes discursos, e como docentes temos possibilidade em mediar. 

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Biografia do Autor

Lutiere Dalla Valle, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Docente do Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal de Santa Maria. Doutor em Artes Visuais e Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Cinema e Educação (GECED-CNPq).

Leticia Ravanello

Professora de Artes Visuais no Centro Educacional Queen, Rio de Janeiro. Membro pesquisadora do Grupo GECED.

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Publicado

2017-08-25

Como Citar

Valle, L. D., & Ravanello, L. (2017). A potencialidade edu(vo)cativa do cinema e os desafios à lei 13.006/14 na escola. Revista Digital Do LAV, 10(2), 079–091. https://doi.org/10.5902/1983734828788