Educação Musical Interativa: Propostas Interdisciplinares para as Tecnologias Educacionais

Autores

  • Jair dos Santos Gonçalves Universidade Federal de Santa Maria
  • Andreia Machado Oliveira Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734819521

Palavras-chave:

Música Visual, Educação Musical Interativa, Tecnologias Educacionais, Artes Visuais

Resumo

Este artigo trata de uma pesquisa de Mestrado em andamento. Este estudo visarefletir sobre objetos técnicos, estéticos e interativos e as possibilidades de interdisciplinaridade para a área de Educação Musical, dentro de perspectivas da arte contemporânea e das Tecnologias Educacionais em Rede. Com caráter empírico/qualitativo, almeja somar esforços interdisciplinares com pesquisas do campo da Educação em Rede, bem como pensar na formação educativo-musical através da utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), da Performance Musical, da Composição e de outras áreas do campo da Arte. Como atividade prática, a pesquisa buscará compreender as poéticas e narrativas sonoras por meio de atividades de interpretação sonoro-musical de performances visuais e corporais, utilizando-se do recurso da Música Visual. O produto final será a produção de uma composição, de estilo improvisatório livre, por uma orquestra estudantil, de uma escola de uma cidade do estado do Rio Grande do Sul.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jair dos Santos Gonçalves, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Música pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (2012). É especialista em TIC(Tecnologias da Informação e Comunicação) Aplicadas à Educação - UFSM (2014) - Área de Concentração Educação. É Mestre TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM REDE - UFSM. Foi bolsista de iniciação científica FIPE/UFSM desenvolvendo ações de ensino, pesquisa e extensão, atuando na perspectiva das narrativas de si, história oral, sociologia da educação, sociologia da música, sociologia da educação musical e teorias do cotidiano. Integra Grupo de Pesquisa Auto-Narrativas em Práticas Musicais desde 2008. Sócio da Associação Brasileira de Educação Musical/ABEM (2008). Integra o Grupo de pesquisa gpc-InterArtec (Grupo de Pesquisa e Criação em Interatividade, Arte e Tecnologia), atuando em pesquisas com 1 - Arte e Tecnologia; 2 - Imagem, Interdisciplinaridade e Interatividade; 3 - TIC e e-Learning. Atua na área de Educação Musical, onde é professor de música multi-Instrumentista, lecionando Cordas, Metais, Percussão,Teclas e Regência de Bandas de Música Escolares. Desenvolve trabalhos na área de criação, composição, produção cultural, musical, e audiovisual. Atua como escritor e colunista do Portal Ijuhy.com e Jornal O REPÓRTER de Ijuí Rs. Atualmente é Professor de Música vinculado à Secretaria Municipal de Educação de Ijui/RS.

 

Andreia Machado Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS - Brasil e pela Université de Montreal/UdM - Canadá, Mestre em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS e Graduada em Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais pela UFRGS. Atualmente é membro dos grupos de pesquisa: Corpo, Arte e Clínica - UFRGS; SenseLab research-creation group - Concordia University, Canadá; Arte e Tecnologia - UFSM; líder do gpc.InterArtec/Cnpq; e coordenadora do LabInter (Laboratório Interdisciplinar Interativo) - UFSM. Artista multimídia e pesquisadora com experiência nas áreas de arte e tecnologia, subjetivação contemporânea, sistemas interativos, tecnologias criativas; bem como em produção de projetos culturais e educacionais. Professora Adjunta III do Departamento de Artes Visuais, do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais no Centro de Artes e Letras e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede no Centro de Educação. Coordenadora do PARFOR e do PROLICEN na PROGRAD/UFSM. Membro da Associação Nacional dos Pesquisadores de Artes Plásticas/ANPAP e representante suplente da Setorial de Arte Digital do Conselho Nacional de Políticas Culturas/MinC.

Referências

ALMEIDA Jr., Adolfo Silva de. Conversando a gente se entende: improvisação e procedimentos composicionais. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós Graduação da UFRGS. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

BASBAUM, Sérgio Roclaw. Fundamentos da Cromossonia – Sinestesia, Arte e Tecnologia. Dissertação. PUC – São Paulo. 1999.

CASTELÕES, Luis Eduardo. Conversão de imagens para sons através de três classes do OpenMusic. “COMUS – Grupo de Pesquisa em Composição Musical da UFJF” Instituto de Artes e Design. Univ. Fed. de Juiz de Fora. MG. 2010.

LUND, Cornelia and LUND, Holger (Eds.); Audio. Visual - On Visual Music and Related Media, Stuttgart. Arnoldsche Verlagsanstalt GMBH, 2009. ISBN: 978-3-89790-293-0 (inclui DVD)

MCNIFF, Shan. Art-Based Research. In: Knowles (Handbook). Editor Jessica Kingsley Publishers. (1998). Disp. em: https://www.unimozarteum.at/files/pdf/fofoe/ff_abr.pdf. Acesso em: 15 abril de 2012.

MORITZ, William. The dream of color music, and machines that made it possible. Disponível em <http://www.awn.com/mag/issue2.1/articles/moritz2.1.html. Acesso em: 23/09/2014.

OLIVEIRA, André Luiz Gonçalves. Paisagem Sonora como obra híbrida: espaço e tempo na produção imagética e sonora - Curso superior de Música da UFMS. SEMEIOSIS - Semiótica E Transdisciplinaridade em Revista - Transdisciplinary Journal Of Semiotics – Maio de 2011.

SALLES, Filipe. "Imagens musicais ou música visual - um estudo sobre as afinidades entre o som e a imagem, baseado no filme 'fantasia' (1940) de walt disney" Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC/SP. - Defendida em SÃO PAULO, 24 de Junho de 2002, Disponível em: http://www.mnemocine.com.br/filipe/tesemestrado/. Acesso em: Set. 2014.

SULLIVAN, Graeme. Making Space: The Purpose and Place of Practice-led Research. In Practice-led Research, Research-led Practice in the Creative Arts. Organ. por Hazel Smith e Roger Dean. 2009.

Downloads

Publicado

2016-04-29

Como Citar

Gonçalves, J. dos S., & Oliveira, A. M. (2016). Educação Musical Interativa: Propostas Interdisciplinares para as Tecnologias Educacionais. Revista Digital Do LAV, 103–127. https://doi.org/10.5902/1983734819521