O Reencantamento da escola: um paradigma ético-estético na educação

Autores

  • Andreia Machado Oliveira Universidade Federal de Santa Maria
  • Tania Mara Galli Fonseca Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/198373488995

Palavras-chave:

Escola, Paradigma ético-estético, Criação e devires

Resumo

O presente artigo aborda a instituição Escola a partir de um paradigma ético-estético via seus processos de criação. Busca-se problematizar como tal paradigma pode alterar os contornos institucionais e os seus modos de subjetivação. Considera-se que a Escola é composta, simultaneamente, por um plano de organização que mantém as formas e os estriamentos, e, por um plano de consistência que compõe os espaços lisos mutantes. O foco deste artigo dar-se-á sobre o plano de consistência, uma vez que este abriga os processos de criação e as possibilidades de devir. Conceber uma educação voltada para os devires é um posicionamento político – uma política dos devires - baseado em uma ética que só pode ser concebida, juntamente, com a estética, uma vez que entende-se que a construção ética forma-se pelas atitudes estéticas que cada experiência educacional exige. Enfim, pretende-se transgredir clichês de representação sobre a própria Escola como um lugar instituído, ausente de transformação. Busca-se extrair, desta rocha-escola calcificada pelos estriamentos, os seus fluxos, devires e multiplicidades.

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Biografia do Autor

Andreia Machado Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado em Informática na Educação pela UFRGS - Brasil e pela Université de Montreal/UdM - Canadá, Mestre em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS e Graduada em Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais pela UFRGS. Atualmente é professora Adjunta I do PPG em Artes Visuais/UFSM e do PPG em Tecnologias Educacionais em Rede/UFSM; professora pesquisadora I da UAB e Coordenadora do curso de Especialização de TIC aplicadas à Educação/UFSM-Brasil.

Tania Mara Galli Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Psicologia pela PUC RS, mestrado em Educação pela UFRGS. Doutorado em Educação pela UFRGS e Pós-doutorado pela Universidade de Lisboa. Atualmente é Professor Titular da UFRGS, docente e pesquisadora dos PPG em Piscologia Social e Institucional e de Informática na Educação, dirige a Coleção Cartografias editada pelas editoras UFRGS e Sulina.

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Publicado

2013-09-23

Como Citar

Oliveira, A. M., & Fonseca, T. M. G. (2013). O Reencantamento da escola: um paradigma ético-estético na educação. Revista Digital Do LAV, (11), 192–206. https://doi.org/10.5902/198373488995