Educação Musical Interativa: Propostas Interdisciplinares para as Tecnologias Educacionais

Autori

  • Jair dos Santos Gonçalves Universidade Federal de Santa Maria
  • Andreia Machado Oliveira Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734819521

Parole chiave:

Música Visual, Educação Musical Interativa, Tecnologias Educacionais, Artes Visuais

Abstract

Este artigo trata de uma pesquisa de Mestrado em andamento. Este estudo visarefletir sobre objetos técnicos, estéticos e interativos e as possibilidades de interdisciplinaridade para a área de Educação Musical, dentro de perspectivas da arte contemporânea e das Tecnologias Educacionais em Rede. Com caráter empírico/qualitativo, almeja somar esforços interdisciplinares com pesquisas do campo da Educação em Rede, bem como pensar na formação educativo-musical através da utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), da Performance Musical, da Composição e de outras áreas do campo da Arte. Como atividade prática, a pesquisa buscará compreender as poéticas e narrativas sonoras por meio de atividades de interpretação sonoro-musical de performances visuais e corporais, utilizando-se do recurso da Música Visual. O produto final será a produção de uma composição, de estilo improvisatório livre, por uma orquestra estudantil, de uma escola de uma cidade do estado do Rio Grande do Sul.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Jair dos Santos Gonçalves, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Música pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (2012). É especialista em TIC(Tecnologias da Informação e Comunicação) Aplicadas à Educação - UFSM (2014) - Área de Concentração Educação. É Mestre TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM REDE - UFSM. Foi bolsista de iniciação científica FIPE/UFSM desenvolvendo ações de ensino, pesquisa e extensão, atuando na perspectiva das narrativas de si, história oral, sociologia da educação, sociologia da música, sociologia da educação musical e teorias do cotidiano. Integra Grupo de Pesquisa Auto-Narrativas em Práticas Musicais desde 2008. Sócio da Associação Brasileira de Educação Musical/ABEM (2008). Integra o Grupo de pesquisa gpc-InterArtec (Grupo de Pesquisa e Criação em Interatividade, Arte e Tecnologia), atuando em pesquisas com 1 - Arte e Tecnologia; 2 - Imagem, Interdisciplinaridade e Interatividade; 3 - TIC e e-Learning. Atua na área de Educação Musical, onde é professor de música multi-Instrumentista, lecionando Cordas, Metais, Percussão,Teclas e Regência de Bandas de Música Escolares. Desenvolve trabalhos na área de criação, composição, produção cultural, musical, e audiovisual. Atua como escritor e colunista do Portal Ijuhy.com e Jornal O REPÓRTER de Ijuí Rs. Atualmente é Professor de Música vinculado à Secretaria Municipal de Educação de Ijui/RS.

 

Andreia Machado Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS - Brasil e pela Université de Montreal/UdM - Canadá, Mestre em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS e Graduada em Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais pela UFRGS. Atualmente é membro dos grupos de pesquisa: Corpo, Arte e Clínica - UFRGS; SenseLab research-creation group - Concordia University, Canadá; Arte e Tecnologia - UFSM; líder do gpc.InterArtec/Cnpq; e coordenadora do LabInter (Laboratório Interdisciplinar Interativo) - UFSM. Artista multimídia e pesquisadora com experiência nas áreas de arte e tecnologia, subjetivação contemporânea, sistemas interativos, tecnologias criativas; bem como em produção de projetos culturais e educacionais. Professora Adjunta III do Departamento de Artes Visuais, do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais no Centro de Artes e Letras e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede no Centro de Educação. Coordenadora do PARFOR e do PROLICEN na PROGRAD/UFSM. Membro da Associação Nacional dos Pesquisadores de Artes Plásticas/ANPAP e representante suplente da Setorial de Arte Digital do Conselho Nacional de Políticas Culturas/MinC.

Riferimenti bibliografici

ALMEIDA Jr., Adolfo Silva de. Conversando a gente se entende: improvisação e procedimentos composicionais. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós Graduação da UFRGS. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

BASBAUM, Sérgio Roclaw. Fundamentos da Cromossonia – Sinestesia, Arte e Tecnologia. Dissertação. PUC – São Paulo. 1999.

CASTELÕES, Luis Eduardo. Conversão de imagens para sons através de três classes do OpenMusic. “COMUS – Grupo de Pesquisa em Composição Musical da UFJF” Instituto de Artes e Design. Univ. Fed. de Juiz de Fora. MG. 2010.

LUND, Cornelia and LUND, Holger (Eds.); Audio. Visual - On Visual Music and Related Media, Stuttgart. Arnoldsche Verlagsanstalt GMBH, 2009. ISBN: 978-3-89790-293-0 (inclui DVD)

MCNIFF, Shan. Art-Based Research. In: Knowles (Handbook). Editor Jessica Kingsley Publishers. (1998). Disp. em: https://www.unimozarteum.at/files/pdf/fofoe/ff_abr.pdf. Acesso em: 15 abril de 2012.

MORITZ, William. The dream of color music, and machines that made it possible. Disponível em <http://www.awn.com/mag/issue2.1/articles/moritz2.1.html. Acesso em: 23/09/2014.

OLIVEIRA, André Luiz Gonçalves. Paisagem Sonora como obra híbrida: espaço e tempo na produção imagética e sonora - Curso superior de Música da UFMS. SEMEIOSIS - Semiótica E Transdisciplinaridade em Revista - Transdisciplinary Journal Of Semiotics – Maio de 2011.

SALLES, Filipe. "Imagens musicais ou música visual - um estudo sobre as afinidades entre o som e a imagem, baseado no filme 'fantasia' (1940) de walt disney" Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC/SP. - Defendida em SÃO PAULO, 24 de Junho de 2002, Disponível em: http://www.mnemocine.com.br/filipe/tesemestrado/. Acesso em: Set. 2014.

SULLIVAN, Graeme. Making Space: The Purpose and Place of Practice-led Research. In Practice-led Research, Research-led Practice in the Creative Arts. Organ. por Hazel Smith e Roger Dean. 2009.

##submission.downloads##

Pubblicato

2016-04-29

Come citare

Gonçalves, J. dos S., & Oliveira, A. M. (2016). Educação Musical Interativa: Propostas Interdisciplinares para as Tecnologias Educacionais. Revista Digital Do LAV, 103–127. https://doi.org/10.5902/1983734819521