Trabalho prescrito vs. trabalho real: um confronto entre regulamentações oficiais e conhecimento dos professores no Instituto Federal da Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644491019Palavras-chave:
Ensino de Inglês, Institutos Federais, Regulamentações Oficiais, Trabalho DocenteResumo
O presente estudo investiga a relação entre as concepções de ensino de língua inglesa nos documentos normativos do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e o conhecimento dos docentes sobre essas regulamentações. Utilizando uma abordagem qualitativa, descritiva e exploratória em Linguística Aplicada, foram analisados documentos oficiais e aplicados questionários a professores do ensino médio integrado. Os resultados indicam que o ensino de inglês na instituição não é orientado por um único documento, mas por três modalidades normativas: Regulamentações Nacionais, Prescrições Macroinstitucionais e Prescrições Microinstitucionais. Constatou-se um desalinhamento entre o que os documentos preconizam e as práticas docentes, além de uma baixa familiaridade dos professores com essas diretrizes. A maioria dos Planos de Disciplina prioriza o ensino da leitura, alinhando-se mais às exigências da formação profissional do que à abordagem comunicativa proposta pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O estudo conclui que a ausência de um direcionamento unificado resulta em práticas fragmentadas e na prevalência de concepções individuais sobre o ensino de inglês. A falta de conhecimento sobre as prescrições institucionais compromete a coesão pedagógica, evidenciando a necessidade de maior clareza normativa e de alinhamento entre os objetivos de ensino e as regulamentações.
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