Trabalho prescrito vs. trabalho real: um confronto entre regulamentações oficiais e conhecimento dos professores no Instituto Federal da Paraíba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644491019

Palavras-chave:

Ensino de Inglês, Institutos Federais, Regulamentações Oficiais, Trabalho Docente

Resumo

O presente estudo investiga a relação entre as concepções de ensino de língua inglesa nos documentos normativos do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e o conhecimento dos docentes sobre essas regulamentações. Utilizando uma abordagem qualitativa, descritiva e exploratória em Linguística Aplicada, foram analisados documentos oficiais e aplicados questionários a professores do ensino médio integrado. Os resultados indicam que o ensino de inglês na instituição não é orientado por um único documento, mas por três modalidades normativas: Regulamentações Nacionais, Prescrições Macroinstitucionais e Prescrições Microinstitucionais. Constatou-se um desalinhamento entre o que os documentos preconizam e as práticas docentes, além de uma baixa familiaridade dos professores com essas diretrizes. A maioria dos Planos de Disciplina prioriza o ensino da leitura, alinhando-se mais às exigências da formação profissional do que à abordagem comunicativa proposta pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O estudo conclui que a ausência de um direcionamento unificado resulta em práticas fragmentadas e na prevalência de concepções individuais sobre o ensino de inglês. A falta de conhecimento sobre as prescrições institucionais compromete a coesão pedagógica, evidenciando a necessidade de maior clareza normativa e de alinhamento entre os objetivos de ensino e as regulamentações.

Biografia do Autor

Jarbas Medeiros Lima Filho, Universidade Federal de Campina Grande

Tem experiência em ensino de língua inglesa com alunos dos níveis fundamental, médio, pré-vestibular, EJA, PRONATEC, técnico e superior; com turmas iniciais, intermediárias e avançadas em escolas de línguas e também com turmas de ESP (Inglês para propósitos específicos). Concluiu ensino médio na escola L.V Rogers em Nelson, BC - Canadá. Graduou-se em Letras (Licenciatura Plena) pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP) em Patos, PB e, na mesma instituição, obteve grau de Especialista (pós-graduação Lato Sensu) em Língua Inglesa. Possui mestrado em Letras e Linguística - Área de concentração: Língua Inglesa e suas literaturas - pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Atualmente, é professor da disciplina de Língua Inglesa exclusivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (Campus Patos) e atua nos níveis Médio (integrado), Técnico (subsequente) e Superior; além de aluno doutorando do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande - Área de concentração: Linguagem e Ensino, sob a orientação do Prof. Dr. Edmilson L. Rafael.

Edmilson Luiz Rafael, Universidade Federal de Campina Grande

Tem Graduação em Licenciatura Plena Em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1989), mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1993) e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professor Titular de Língua Portuguesa e Linguística da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Docente Permanente do Programa de Pós Graduação em Linguagem e Ensino - UFCG. Tem experiência na área de Linguística e de Linguística Aplicada, com ênfase em Ensino Aprendizagem de Língua Portuguesa na Educação Básica e foco nos seguintes objetos de estudo: prática escolar de ensino de língua e formação de professores.

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Publicado

2025-09-17

Como Citar

Filho, J. M. L., & Rafael, E. L. (2025). Trabalho prescrito vs. trabalho real: um confronto entre regulamentações oficiais e conhecimento dos professores no Instituto Federal da Paraíba. Educação, 50(1), e118/1–33. https://doi.org/10.5902/1984644491019