Multiple Intelligences Inventory: tradução para o português brasileiro

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644486601

Mots-clés :

Multiple intelligences inventory, Pesquisa das Inteligências Múltiplas, Tradução

Résumé

O estudo visou traduzir o instrumento Multiple Intelligences Inventory, de McKenzie (2017), para uso em uma pesquisa maior com estudantes universitárias. O instrumento é composto somente de perguntas fechadas, divididas em nove seções, sendo cada uma delas representada pelas Inteligências Múltiplas. Cada categoria contém dez questões. Para o processo de tradução, foi adotado o Functional Assessment of Chronic Illness Therapy (FACIT), constituído por sete passos. O método em questão requer juízes especialistas nos idiomas empreendidos - português e inglês - para a verificação semântica e de conteúdo. Como resultados, pode-se notar que em geral, as versões traduzidas e retrotraduzidas do instrumento mostraram-se muito semelhantes em relação às palavras e significados, em muitos casos com comentários, traduções ou retrotraduções idênticas realizadas pelos juízes. A etapa do pré-teste foi fundamental para verificarmos se o instrumento seria compreendido pelo público alvo, e, durante a aplicação do pré-teste em uma estudante não apresentou nenhuma dificuldade na compreensão do instrumento ou quaisquer outras dúvidas que poderiam surgir. Logo, infere-se, que a tradução final para o português brasileiro resultou em versão clara e equivalente à versão original em inglês, e, que a tradução do instrumento denominado em português “Pesquisa das Inteligências Múltiplas” será um contribuinte relevante para a identificação dessas inteligências.

Bibliographies de l'auteur-e

Ana Paula Santos de Oliveira, Universidade Federal de São Carlos

Graduada em Psicologia, Bacharel e Licenciatura, pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD no ano de 2016. Identificando-se mais com a Psicologia Clínica e Processos Psicoterapêuticos. Mestra em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Atualmente Doutoranda em Educação Especial na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, seguindo a linha de pesquisa das Altas Habilidades.

Rosemeire de Araújo Rangni, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Guarulhos (2002), graduação em Direito - Faculdades Integradas de Guarulhos (1982), mestrado em Educação - Universidade Cidade de São Paulo (2005) e doutorado em Educação Especial - Universidade Federal de São Carlos (2012). Atualmente é Professora Associada 2 da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: altas habilidades/superdotação, dupla excepcionalidade e atendimento educacional especializado. É lider do Grupo de Pesquisa para o Desenvolvimento do Potencial Humano (GRUPOH) (UFSCar). e Vice lider do Grupo de Pesquisa para o Desenvolvimento das Altas Capacidades (GRUPAC) (IFBA), Coordenadora do Laboratório de Pesquisa de Altas Habilidades (LAPAH). Membro da Red Internacional de Investigación, Intervención y Evaluaciónen Altas Capacidades Intelectuales (REINEVA). Membro da Comissão Científica do Grupo Interdsciplinar de Educação e Inclusão (GIEI - UNIRIO), Membro da Comissão Técnica do Conselho Brasileiro para Superdotação (ConBraSD). Chefe do Departamento de Psicologia (2021-2023).

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Publié-e

2025-06-13

Comment citer

Oliveira, A. P. S. de, & Rangni, R. de A. (2025). Multiple Intelligences Inventory: tradução para o português brasileiro. Educação, 50(1), e83/1–21. https://doi.org/10.5902/1984644486601