Uso pedagógico da lousa digital interativa pelos professores
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644484395Palavras-chave:
Lousa digital interativa, Formação docente, Tecnologias digitaisResumo
Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as percepções dos professores acerca do uso das Tecnologias Digitais (TD), utilizando a Lousa Digital Interativa (LDI) no processo de ensino e aprendizagem, considerando o desafio proposto pelo avanço tecnológico. A população do estudo foi composta por 30 professores do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Estância-SE. A metodologia utilizada foi estudo de caso, com natureza e indicadores qualitativos e quantitativos, de abordagem exploratória. A coleta de dados foi realizada por meio de análise documental, entrevistas semiestruturadas e questionários enviados por e-mail aos professores que lecionam no Ensino Médio nas modalidades subsequente, integrado e Ensino Superior. Após a utilização da LDI em suas atividades práticas, os participantes responderam ao questionário com o propósito de avaliar a clareza, a coerência, a consistência, a relevância e a efetividade dos instrumentos utilizados. Os resultados revelaram que os professores, embora tenham feito uso da LDI, reconheceram a importância da capacitação para utilizar efetivamente essa ferramenta e enfrentar os desafios daí advindos. Conclui-se, portanto, que a integração efetiva da LDI no ambiente educacional requer uma abordagem abrangente, que envolva não apenas a disponibilidade dessas tecnologias, mas também o planejamento pedagógico e a qualificação profissional dos professores. Assim foi possível explorar os benefícios dessas ferramentas no processo de ensino e aprendizagem e promover uma educação atualizada e interativa. Enfim, este estudo intencionou contribuir para as discussões atuais sobre a inserção das TD no contexto educacional.
Referências
ALMEIDA, Themyres Gabriele Santos; OLIVEIRA, Advanusia Santos Silva de; NASCIMENTO, Patrícia do. Estratégias didáticas para o uso das TDIC nos anos iniciais do ensino fundamental. Caminhos da Educação Matemática em Revista (Online), v. 11, n. 3, p. 42-59, 2021. Disponível em: https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/vi ew/895. Acesso em: 02 jan. 2023.
AMARAL, Sérgio Ferreira do; BARROS, Daniela Melaré Vieira. Estilos de aprendizagem no contexto educativo de uso das tecnologias digitais interativas. Repositório aberto UAB, v. 1, n. 12, p. 1-32, 2007. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/6711/1/artigo.pdf. Acesso em: 10 de maio. 2023.
ARAÚJO, Eleno Marques de; ANJOS, José Humberto Rodrigues dos. Sobre comunicação e linguagem: um olhar filosófico. São Paulo, v. 2, n. 2, p. 97-110, 2018. Disponível em: https://educacaoepsicologia.emnuvens.com.br/edupsi/article/view/95. Acesso em: 02 jan. 2023.
BACICH, Lilian; TANZI, Neto Adolfo; TREVISANI, Fernando de Melo. Ensino híbrido personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
BERTOLDO, Haroldo Luiz; SALTO, Francisco; MILL, Daniel. Tecnologia de informação e comunicação. In: MILL, Daniel. (org.). Dicionário Crítico de Educação e Tecnologia e de Educação a Distância. Campinas: Papirus, p. 594-665, 2018.
CAMARGO, Fausto; DAROS, Thuinie. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.
CARVALHO, Sérgio Freitas de; SCHERER, Suely. Lousa digital e aula de matemática: movimentos de aprendizagem em uma turma de primeiro ano do ensino médio. Revista BOEM, Florianópolis, v. 8, n. 15, p. 73–89, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5965/2357724X08152020073. Acesso em: 25 jan. 2024.
ESTEVES, Rodolfo Fernandes; FISCARELLI, Silvio Henrique; SOUZA, Cláudio Benedito Gomide de. A lousa digital interativa como instrumento de melhoria da qualidade da educação-um panorama geral. Revista online de Política e Gestão Educacional, n. 15, p. 186-197, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.22633/rpge.v0i15.9350. Acesso em: 14 maio 2020.
FILATRO, Andrea; CAVALCANTI, Carolina Costa. Metodologias INOV-ativas na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Saraiva, 2018.
FONTES, Adriana da Silva et al. Possibilidades para o ensino interativo com o quadro virtual Jamboard. Research, Society and Development, v. 11, n. 11, p. 1-14, jul./ago. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i11.32679. Acesso em: 09 fev. 2023.
FREITAS, Raphael de Oliveira; CARVALHO, Mercedes. Tecnologias móveis: tablets e smartphones no ensino da matemática. Laplage em Revista, Sorocaba, v. 3, n. 2, p.46-58, maio/jun. 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/5527/552756522006/552756522006.pdf. Acesso em: 02 jan. 2023.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 33. ed. Porto Alegre: Mediação, 2014.
MORAN, José Manuel. Mudar a forma de ensinar e de aprender. Interações, v. 5, n. 9, p. 57-72, jan./jun, 2000.
MORAN. José Manuel; MASETTO, Marcos Tarciso; BERHNES. Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 10.ed. São Paulo: Papirus, 2000.
MOREIRA, Ucineide Rodrigues Rocha. As TIC no ambiente escolar: transmitir informação ou produzir conhecimento? (um estudo de caso numa instituição de ensino particular em Aracaju-Se). In: SCHNEIDER, Henrique Nou. (org.). Informática e educação. Aracaju: SESI, p.79, 2011.
MOTA, Francine da Conceição Queiroz; SANTOS, Caroline Queiroz; FONSECA, Alexandre Ramos. O uso das TIC no ensino remoto:entre possibilidades e desafios, o que dizem os docentes? Educação Santa Maria, v. 48, p. 1-34, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.5902/1984644467571. Acesso em: 23 maio 2019.
NAKASHIMA, Rosária Helena Ruiz; AMARAL, Sérgio Ferreira do. Indicadores didático-pedagógicos da linguagem interativa da lousa digital. Cadernos de Educação, Pelotas, v.37, p. 381- 415, set. 2010. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/1592. Acesso em: 1 jun. 2023.
OLIVEIRA, Advanusia Santos Silva de; SCHNEIDER, Henrique Nou. Intervenções pedagógicas através da lousa digital interativa no processo de alfabetização de crianças do ensino fundamental. Revista Humanidades e inovação, Palmas, v. 9, n. 2, p. 181-194, fev./jan. 2022. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/372911002_intervencoes_pedagogicas_atraves_da_lousa_digital_interativa_no_processo_de_alfabetizacao_de_criancas_do_ensino_fundamental. Acesso em: 1 abr. 2023.
OLIVEIRA, André Nunes de; FORTUNATO Ivan. A vivência na formação docente por meio da lousa digital interativa: um relato de experiência. Rev.Int. de Form.de Professores (RIFP), Itapetininga, v. 5, p. 1-17, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/57. Acesso em: 23 jan. 2024.
PEREIRA, Max Augusto Franco; SCHNEIDER, Henrique Nou. A lousa digital interativa: oportunidades e desafios para a inovação pedagógica no ensino público em Aracaju. Ponta Grossa:Atena, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.812220601. Acesso em: 1 jul. 2023.
PLESTCH, Márcia Denise; OLIVEIRA, Mariana Corrêa Pitanga de; COLACIQUE, Rachel Capucho. Inclusão digital e acessibilidade: desafios da educação contemporânea. Revista Docência e Cibercultura, v. 4, n. 1, p. 13-23, jan./abr. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.12957/redoc.2020.50573. Acesso em: 10 jun. 2023.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2013.
RAMOS, Patrícia Cavalcanti. Pesquisa em Educação: o Método Survey. Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2011.
ROCHA, Daiana Garibaldi da; OTA, Marcos Andrei; HOFFMANN, Gustavo. Aprendizagem digital: curadoria, metodologias e ferramentas para o novo contexto educacional. Porto Alegre: Penso, 2021.
SANTOS, Pricila Kohls dos. Educação e tecnologias. Porto Alegre: Sagah, 2017.
TESSARI, Rosilene Maria; FERNANDES, Cleonice Terezinha; CAMPOS, Maria das Graças. O uso das mídias digitais na educação: da perspectiva à prática. Research, Society and Development, [S. I.], v. 9, n. 11, p. 1-24, out./nov. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i11.9524. Acesso em: 10 abr. 2023.
VIEIRA, Maria da Conceição Lima; ANDRADE, Adja Ferreira de. Estratégias e desafios para o uso da lousa digital interativa por meio de metodologias ativas. Anais dos Workshops do VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2019.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução de Daniel Grassi. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
ZAITER, Alessandra Rezende Caçador; SANTOS, Priscila Costa; SANTOS, André Felipe Costa. O emprego da lousa digital na educação infantil pública do município de Argirita/MG – Brasil. Interação, Varginha, v. 24, n. 3, p. 42-59, 2022.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________