Raciocínio proporcional: análise de uma coleção de livros didáticos de Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644484013Palavras-chave:
Raciocínio proporcional, Livro didático, CompreensãoResumo
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2018) é um documento orientador que define um conjunto de aprendizagens essenciais que os alunos desenvolverão durante a Educação Básica, garantindo a mesma oportunidade a todos os alunos brasileiros. Para os anos finais do Ensino Fundamental, a BNCC (Brasil, 2018) estabelece a importância dos alunos saberem lidar com os conjuntos dos números racionais, tema presente em outros conhecimentos matemáticos e outras disciplinas. O livro didático é um dos recursos que o professor tem a seu dispor para utilizar no processo de ensino-aprendizagem. Este artigo apresenta um estudo que explorou a análise de uma coleção de livros didáticos de Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental para avaliar seu potencial em auxiliar no processo de ensino e aprendizagem do raciocínio proporcional. Foi usado um método de análise qualitativa documental elaborado por pesquisadores australianos (Shield; Dole, 2013). Essa metodologia permitiu alcançar o objetivo de investigar as possibilidades que livros didáticos oferecem para favorecer o ensino de raciocínio proporcional. Assim, trazemos a pergunta da pesquisa: Quais dos cinco objetivos de aprendizagem dos pesquisadores australianos Shield e Dole (2013) encontramos em uma coleção de livros didáticos de Matemática adotada pelas escolas públicas e aprovados no PNLD 2020 (Brasil, 2019) destinados aos anos finais do ensino fundamental? Os resultados apontam que para promover a compreensão de situações proporcionais, os livros didáticos precisam destacar o raciocínio proporcional. Embora possa servir de apoio para os professores, neste caso a análise mostra que o livro didático pode não apoiar a compreensão dos alunos.
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