Raciocínio proporcional: análise de uma coleção de livros didáticos de Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644484013

Mots-clés :

Raciocínio proporcional, Livro didático, Compreensão

Résumé

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2018) é um documento orientador que define um conjunto de aprendizagens essenciais que os alunos desenvolverão durante a Educação Básica, garantindo a mesma oportunidade a todos os alunos brasileiros. Para os anos finais do Ensino Fundamental, a BNCC (Brasil, 2018) estabelece a importância dos alunos saberem lidar com os conjuntos dos números racionais, tema presente em outros conhecimentos matemáticos e outras disciplinas. O livro didático é um dos recursos que o professor tem a seu dispor para utilizar no processo de ensino-aprendizagem. Este artigo apresenta um estudo que explorou a análise de uma coleção de livros didáticos de Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental para avaliar seu potencial em auxiliar no processo de ensino e aprendizagem do raciocínio proporcional. Foi usado um método de análise qualitativa documental elaborado por pesquisadores australianos (Shield; Dole, 2013). Essa metodologia permitiu alcançar o objetivo de investigar as possibilidades que livros didáticos oferecem para favorecer o ensino de raciocínio proporcional. Assim, trazemos a pergunta da pesquisa: Quais dos cinco objetivos de aprendizagem dos pesquisadores australianos Shield e Dole (2013) encontramos em uma coleção de livros didáticos de Matemática adotada pelas escolas públicas e aprovados no PNLD 2020 (Brasil, 2019) destinados aos anos finais do ensino fundamental? Os resultados apontam que para promover a compreensão de situações proporcionais, os livros didáticos precisam destacar o raciocínio proporcional. Embora possa servir de apoio para os professores, neste caso a análise mostra que o livro didático pode não apoiar a compreensão dos alunos.

Bibliographies de l'auteur-e

Michelle Adriane de Oliveira Laudares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Minas Gerais

Autora é professora da área de Contabilidade. Atuou como Diretora Geral Pro Tempore do IFMG Instituto Federal de Minas Gerais, unidade Sabará/MG, de janeiro a setembro de 2019. De dezembro de 2012 a janeiro de 2019, ocupou a função de Diretora de Administração e Planejamento do Campus Sabará/IFMG. Doutoranda em Educação Matemática pela UFES. Mestre em Ciências Contábeis pela UFMG. Possui MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela FGV-RJ. É graduada em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tenho interesse em pesquisas sobre educação e linguagens, principalmente, os estudos relacionados à educação matemática. 

Vânia Maria Pereira dos Santos Wagner, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980) e doutorado em Educação Matemática - Indiana University, USA (1993). Atualmente é professor colaborador da Universidade Federal do Espírito Santo e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Ensino Aprendizagem e Avaliação, atuando principalmente nos seguintes temas: metacognição, formação continuada de professores, concepções, avaliação, investigação da prática, frações, números, resolução de problemas, formulação de problemas, e educação matemática no ensino superior.

Références

BEHR, Merlyn; LESH, Richard; POST, Thomas; SILVER Edward. Rational number concepts. In: R. Lesh & M. Landau (Eds.), Acquisition of mathematics concepts and processes. New York: Academic Press, 1983, p. 91-125.

BEN-CHAIM, David; ILANY, Bat-Sheva; KERET, Yaffa. Atividades investigativas autênticas para o ensino de razão e proporção na formação de professores de matemática para os níveis elementar e médio. Boletim de Educação Matemática (BOLEMA), vol. 21, núm. 31, 2008, pp. 129-159. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.Rio Claro, Brasil.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2020: apresentação – guia de livros didáticos/ Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2019.

LAUDARES, Michelle Adriane de Oliveira. Uma pesquisa documental sobre o raciocínio porporcional em livros didáticos nacionais de matemática do PNLD 2020. 2023, 267 f. Doutorado em educação matemática: Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória/ES.

POWELL, Arthur Belford. Melhorando a epistemologia de números fracionários: uma ontologia baseada na história e neurociência. Revista de Matemática, Ensino e Cultura. Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Matemática e suas Epistemologias na Educação Matemática. Ano 13, n. 29, set. - dez. 2018, p. 78-92.

SHIELD, Malcon; DOLE, Shelley. Investigating textbook presentations of ratio and proportion. In B. Barton, K. Irwin, M. Pfannkuck, & O. J. Thomas (Eds.), Mathematics Education in the south Pacific. Proceedings of the 25th Annual Conference of the Mathematics Education Research Group of Australasia (MERGA) 2002, p. 608-616. Auckland, New Zealand: MERGA.

SHIELD, Malcon; DOLE, Shelley. Assessing the potential of mathematics textbooks to promote deep learning. Educational Studies in Mathematics, 82, 2013, p. 183–199.

SKEMP, Richard. Mathematics in the primary school. London: Routledge, 1989.

SOUZA, Joamir.Matemática, realidade & tecnologia.São Paulo: FTD, 2018. v. 6.

SOUZA, Joamir.Matemática, realidade & tecnologia.São Paulo: FTD, 2018. v. 7.

SOUZA, Joamir.Matemática, realidade & tecnologia.São Paulo: FTD, 2018. v. 8.

SOUZA, Joamir.Matemática, realidade & tecnologia.São Paulo: FTD, 2018. v. 9.

VERGNAUD, Gérard. Multiplicative structures. In: LESH, Richard.; LANDAU, Morgan. Acquisitions of mathematics concepts and processes. New York, Academic Press, p. 127-174, 1983.

WIELEWSKI, Sergio Antonio. Pensamento instrumental e pensamento relacional na educação matemática. 2008, 471 f. Doutorado em educação matemática: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

Publié-e

2025-09-01

Comment citer

Laudares, M. A. de O., & Santos Wagner, V. M. P. dos. (2025). Raciocínio proporcional: análise de uma coleção de livros didáticos de Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental. Educação, 50(1), e107/1–36. https://doi.org/10.5902/1984644484013