Entrelaçando fios de saberes socioambientais e indígenas na formação inicial de professores da Amazônia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644471034

Palavras-chave:

Saberes indígenas tradicionais;, Saberes socioambientais;, Formação inicial de professores.

Resumo

Este artigo resulta de uma dissertação de mestrado, cujo objetivo foi investigar de que forma os saberes indígenas tradicionais podem contribuir na construção de saberes socioambientais junto aos estudantes dos cursos de Licenciatura em Biologia e em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Guajará-Mirim. Como base teórica para discutir a racionalidade e o saber ambiental, foram adotados estudos de Leff (2006, 2009, 2012), Gonçalves (2006, 2020) e Carvalho (2012) e, no que concerne ao universo dos saberes indígenas tradicionais e suas relações com o meio ambiente, autores como Munduruku (2009), Baniwa (2006), Krenak (2020) entre outros. A metodologia usada foi a pesquisa-ação, na perspectiva de Thiollent (2011). Buscou-se promover aproximações de saberes, verificando-se de que forma a troca de vivências e experiências entre dois mundos (indígena e não indígena) pode colaborar para o desenvolvimento de uma educação ambiental crítica e efetiva, participativa e mobilizadora. Para tanto, foram realizadas diversas atividades, tais como oficina de trançados de cestarias Wari’ e rodas de conversas com lideranças indígenas e educadores ambientais. Os resultados revelaram que essas aproximações podem contribuir significativamente para a construção de saberes socioambientais e para a superação de paradigmas socioambientais, potencializando reflexões, estimulando a formação de sujeitos mais ecológicos e conscientes, capacitando futuros educadores ambientais desde a formação inicial.

 

Biografia do Autor

Janelene Freire Diniz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Mestre em Educação Escolar pelo Programa de Pós-graduação em Educação Escolar da Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2021). Pós-Graduada em Educação Ambiental pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2013). Licenciada em Química pela Universidade Estadual da Paraíba (2011). Ex-Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Ministra a disciplina de Química no Instituto Federal de Rondônia - IFRO. 

Clarides Henrich de Barba, Federal University of Rondônia

Doutor em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011); Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1996); Graduado em em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1982), Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Rondônia (1989). Professor Associado IV da Universidade Federal de Rondônia – UNIR Campus Porto Velho – RO, Brasil.

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Publicado

2024-02-17

Como Citar

Diniz, J. F., & Barba, C. H. de. (2024). Entrelaçando fios de saberes socioambientais e indígenas na formação inicial de professores da Amazônia. Educação, 49(1), e36/1–25. https://doi.org/10.5902/1984644471034