Educação ambiental e artes visuais em territórios ecofenomenológicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644454718

Palavras-chave:

Epistemologias Ecológicas, Experiência estética, Pós-humano.

Resumo

Há décadas as inquietações com os problemas ambientais e as tentativas de encontrar soluções para os mesmos ocupam discursos e documentos e muitos autores apontam a baixa efetividade dessas políticas públicas. A emergência do tema na contemporaneidade traz à tona discussões sobre o ser humano, seus entendimentos, vínculos e conexões com e na natureza. O presente artigo visa abordar a temática através do ensino das artes visuais sob o viés da ecofenomenologia, onde a indissociabilidade entre ser humano e natureza e a confluência do pensamento ecológico com a fenomenologia instigam reflexões sobre a horizontalidade das relações num mundo mais que humano. Sob essa perspectiva situa-se arte e educação ambiental, são apresentados três artistas e obras, onde análises destes trabalhos são elaboradas, vislumbrando dialogar com questões cotidianas e refletir sobre comportamentos e escolhas.A experiência estética presente nesses fluxos ao longo das argumentações propicia um movimento para as potencialidades transformadoras que essa vivência oportuniza, revelando-se um significativo caminho para novos direcionamentos nas relações pós-humanas. As considerações foram elaboradas sob a égide de referenciais da fenomenologia, arte e educação ambiental.

 

Biografia do Autor

Sonia Mara Samsel Geraldo, Doutoranda em Educação - PPGE - UFPR

Licenciada em Artes Visuais pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - Campus Curitiba II - FAP

Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Federal do Paraná - PPGE-UFPR

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná - PPGE - UFPR

Valéria Ghisloti Iared, Professora Adjunta do Departamento de Biodiversidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Especialista em Educação Ambiental em Recursos Hídricos pelo Centro de Recursos Hídricos e Estudos Ambientais (CRHEA) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Ecologia e Recursos Naturais e Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais/ UFSCar. Professora Adjunta do Departamento de Biodiversidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

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Publicado

2022-06-29

Como Citar

Geraldo, S. M. S. ., & Iared, V. G. (2022). Educação ambiental e artes visuais em territórios ecofenomenológicos. Educação, 47(1), e56/ 1–20. https://doi.org/10.5902/1984644454718